Saúde

Entenda porque a inteligência emocional pode ser a chave para o sucesso pessoal

Reconhecer nossos sentimentos e o dos outros pode nos ajudar no dia a dia
(Foto: Reprodução)

Se você pudesse escolher, seria ansioso? Depressivo? Ou quem sabe explosivo? Provavelmente não, porém, na maioria das vezes, isso acontece no nosso subconsciente.
A inteligência emocional é a capacidade do ser humano de aprender a lidar com as próprias emoções e, aprender também, a compreender os sentimentos e comportamentos do outro.
A inteligência emocional é usado no dia a dia, e sua essência se dá quando conseguimos conciliar o lado emocional e racional do cérebro, neutralizando as emoções negativas, as quais produzem comportamentos destrutivos e, então, potencializar as emoções positivas para gerar os resultados desejados.
Assim, entender os pilares da inteligência emocional e aplicá-los diariamente, possibilitará a construção de relações saudáveis e tomada de decisões conscientes, evitando que o indivíduo venha a se arrepender de seus atos impulsivos.
Para a psicóloga analista do comportamento, Suélen Cristina Borsoi, estudar e entender a inteligência emocional nos dias de hoje, é de extrema importância. A atualidade nos permite entender que o sucesso pessoal dos indivíduos não está somente ancorado na aptidão intelectual, mas também, na perspectiva de inteligência emocional.


Os pilares


Baseado no livro "Inteligência Emocional a Teoria Revolucionaria", de Daniel Goleman, que redefine o que é ser inteligente, conseguimos discutir o processo da inteligência emocional a partir de 5 pilares:


1 – Conhecer as próprias emoções


O primeiro passo, é conhecer e entender suas próprias emoções, esta é a chave da Inteligência Emocional. A Inteligência Emocional é um processo gradativo, e é diferente para cada pessoa.


2 – Lidar com as emoções


Ter em mente que todos passam por momentos estressantes, ou se sentem ansiosos por algo, ajuda e muito na hora de aprender a lidar com suas emoções e controla-las. 


3 – Motivar-se


Pensar várias vezes antes de tomar uma decisão pode lhe trazer inúmeros benefícios, e evitar muitos arrependimentos futuros. Assim, você deve aprender a responder aos seus estímulos. Um processo consciente que envolve analisar como você se sente, para depois decidir como você quer se comportar para atingir suas metas.


4 Reconhecer as emoções dos outros


Se colocar no lugar do outro, e entender como o outro se sente sobre determinado assunto, nos torna mais sensíveis e abertos.


5 – Lidar com os relacionamentos


Saber ter boas relações e guiar os sentimentos dos outros, pode criar um ambiente muito mais positivo a sua volta, melhorando não só a sua, mas a qualidade de vida de todos ao seu redor. A partir do momento que você reconhece o sentimento do outro, você consegue lidar com aquele sentimento da melhor forma.
“Considerando sob a perspectiva psicológica da análise do comportamento entendemos que analisar o que as pessoas sentem é tão importante quanto analisar o que elas fazem, percebe-se que na maioria das vezes por conta da influência do ambiente não aprendemos a discriminar nossas emoções”, afirma Suélen.


Importância de procurar um profissional capacitado


“Os profissionais da psicologia estão aptos a trabalhar o desenvolvimento desses comportamentos através de estudos e metodologias científicas, devemos lembrar que cada ser humano é único e não existe fórmula pronta, por isso a importância de procurar um bom profissional, o psicólogo é preparado para analisar a subjetividade de cada um e desenvolver estratégias terapêuticas de acordo com cada caso”, completa.