Variedades

Erros comuns ao lavar as roupas na máquina

(Foto: Divulgação)

Hoje o Correio compartilha com você algumas dicas no cuidado de sua roupa que podem salvar o seu dia! Ou, pelo menos, ganhar tempo e não estragar suas roupas! Na pressa da lavagem, a fim de aproveitar o solzinho ou até mesmo para usar aquela peça que você adora, acabam-se cometendo alguns errinhos, que podem custar caro!

Etiquetas

É muito importante prestar atenção nos símbolos de lavagem das etiquetas, para saber qual é a melhor maneira de conservar aquela peça. As instruções são importantes e não observá-las pode levá-la a fazer algo que pode causar danos irremediáveis em suas peças.

Cores

As roupas brancas nunca devem ser lavadas juntamente com as coloridas, pois as mais claras podem ficar manchadas. Mesmo que a roupa colorida não solte tinta, o branco ganha um desagradável aspecto amarelado em contato com as demais peças.

Pessoal/doméstico

As roupas de uso pessoal devem sempre ser lavadas separadamente de peças de cozinha, panos de limpeza, cobertores de animais. Essas peças normalmente têm restos de alimentos e resíduos de gordura e podem manchar outros tecidos.

A sujeira

As peças muito sujas exigem um trabalho maior e um processo mais agressivo, ficando mais desgastadas. Com pouca sujeira, não há a necessidade de passar por uma lavagem mais pesada, ou seja, é um dano que pode ser dispensado. O ideal é lavar as muito sujas separadamente.

Sabão em pó

Não é o excesso de sabão que limpará as suas roupas, portanto, não abuse na quantidade. Quanto mais detergente você colocar nas roupas, mais elas precisarão ser enxaguadas e poderão desbotar. Além disso, caso fique algum resíduo de espuma nas peças, pessoas de pele sensíveis podem ter alergia.

Tempo de molho

Só as peças extremamente sujas precisam de molho. Além disso, o contato das peças com a água e o sabão por um tempo acentuado pode provocar manchas ou desbotar as cores.

Amaciante

A quantidade de amaciante deve ser pequena, mas não pode ser esquecido, pois esse produto é indispensável. A lavagem endurece as fibras das roupas, o que as deixa desagradáveis ao toque e mais difíceis de passar.