Educação

Escola Irmã Inês Vailatti é inaugurada, em Porto Barreiro

A ocasião contou com a presença de familiares de Inês, emocionou professores e público ao lembrar de sua trajetória de dedicação à vida
(Foto: Juliam Nazaré)

Moderna, sustentável e pronta para suprir todas as necessidades dos alunos de Porto Barreiro. Assim  se resume a nova instalação da escola municipal Inês Vailatti, inaugurada na tarde desta segunda-feira (11) pela prefeita Marinez Crotti e vice Ildo Lunelli.

A ocasião contou a presença dos vereadores da cidade, do chefe do NRE de Laranjeiras do Sul, Lidio dos Santos, além de líderes religiosos. Também estiveram presentes oito irmãos de Inês Vailatti. Eles entregaram à prefeita um quadro com uma foto dela, na qual segurava uma criança africana, em sua missão pelo continente.

 

Parceria

A obra foi feita pelo governo municipal em parceria com o governo federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O local onde foi construído o novo prédio da escola era onde abrigava o histórico campo de futebol da cidade. Em discurso, a prefeita comentou sobre o desafio que foi fazer a escolha. “Foi feita uma análise e me apresentaram um diagnóstico de que o melhor local para a construção seria onde tínhamos o campo de futebol. Sabemos do amor que as pessoas tem por esse esporte e com isso, prometemos e em breve estaremos inaugurando um novo espeçao destinado a essa prática esportiva. Um ambiente ainda melhor e moderno”, assegurou a mandatária.

 

Destaque

Porto Barreiro vem se destacando a nível estadual quando o assunto é Educação. No Ideb, o município atingiu, em 2018, a nota 6,5, que fica acima da média do Paraná. Para a prefeita, as novas instalações da escola irão proporcionar à comunidade estudantil uma revoluação no setor.  "É com satisfação que vemos mais uma obra realizada em benefício de uma educação de qualidade, levando em conta o esforço, dedicação e o trabalho de toda equipe. Nesse espaço, podemos apreciar as melhorias que estão sendo disponibilizada aos profissionais e alunos", enfatizou a prefeita Marinez Crotti.

Em discurso, o presidente da Câmara de Vereadores, Sebastião Mendes disse que a obra causa inveja a outros municípios do mesmo porte que Porto Barreiro. “É moderna e será um cartão de visitas da cidade”.

“Hoje temos 170 alunos, do pré ao 5º ano. Nosso prédio ficou lindo e os professores estão entusiasmados para receber os alunos. A prefeita pensa e tem um cuidado muito especial com a educação, sou grato a isso”, diz a diretora da escola, Alesandra Tosatti Martin.

De acordo com a secretária de Educação, Adriana Polezi, o antigo prédio que atendia a instituição passará por reparos e servirá como sede de um Cemi.

 

Quem foi Inês Vailatti?

Nascida em 1943, no interior de Passo Fundo/RS, Inês Vailatti foi é uma das figuras mais queridas do povo portobarreirense. Veio aos 13 anos residir na localidade de Passo das Flores, comunidade hoje de Porto Barreiro, mas na época pertencente à Laranjeiras do Sul. Em 1964, aos 21 anos, ingressa na Casa de Formação de Jaguapitã/PR. Já em 1975, ela pronuncia seus votos perpétuos em Laranjeiras. Tendo a fé como vocação, abre uma casa de formação em Santa Mariana/PR e em 1980 vai para a Itália se preparar para trabalhos missionários na África. Após uma breve passagem pela França, ela chega ao Zaire – país africano – em meados de 1982.

Por lá, ela se dedica à formação humana e religiosa, em especial da mulher.  Com passagens também por Burundi, Irmã Inês dedicou 23 anos de sua vida ao exercício missionário e à vida. Após a descoberta de um câncer de mama, ela volta para a Itália e inicia um tratamento, que logo depois foi transferido para Paris. A pedido da família, ela vem a Curitiba dar o prosseguimento ao tratamento. Inês morreu em 9 de janeiro de 1990, aos 46 anos, deixando a história de uma vida dedicada ao próximo. Seus restos mortais foram sepultados no cemitério de Laranjeiras do Sul.

Sua trajetória, narrada no evento nesta segunda, por Carla Cristiani Pagliari emocionou professores, autoridades políticas e público presente.

Irmãos de Inês Vailatti entregam um quadro com uma
fotografia dela à prefeita Marinez (Juliam Nazaré)