Educação

Escolas do NRE de Laranjeiras se preparam para receber mais de 18 mil alunos

Aulas começam dia 14 de fevereiro, quando estudantes retornam às salas de aula nas 69 instituições de ensino do núcleo de Educação, mas o trabalho de professores, diretores e funcionários já está a todo vapor
Muro da Escola Érico Veríssimo, em Laranjeiras, está de ‘cara nova’, com obras de arte estampadas (Foto: Polliana Gurnaski)

Organização da documentação escolar, matrículas, prestação de contas, atendimento à comunidade, reparos em salas de aula, refeitório e banheiros, pintura da quadra poliesportiva e jardinagem. É assim que as escolas da rede estadual de ensino estão se preparando para receber mais de um milhão de estudantes no dia 14 de fevereiro para início do ano letivo.

No Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, várias instituições iniciam o ano escolar em meio às transições que remetem à estrutura física e a organizacional. A regional reúne 69 instituições e aproximadamente 18,5 mil alunos.

 

Feito em 2018, para o presente e futuro

Na Escola Érico Veríssimo, de Laranjeiras, a diretora Roselene Ana Bortoluzzi conta que o ano deve seguir a programação tradicional da escola, que tem eventos como ‘Garota e Garoto Érico’, além da Festa Junina Interna e dos jogos interclasses.

No fim de 2018, um projeto, promovido em parceria entre direção, equipe pedagógica, professores e alunos, deu ‘cara nova’ ao muro lateral da escola. Liderados pela professora de arte, Danieli Mioranga, cada classe pintou um desenho – idealizado pela professora de matemática, Suzete Zazula. As obras remetem ao conteúdo de desenhos abstratos, trabalhos em sala ao longo do ano letivo na disciplina de arte.

 

Reformas

O Ceebja começa as aulas de 2019 com reformas em vários setores da instituição. A Escola Naiana Babaresco de Souza, a popular Escola Técnica de Laranjeiras do Sul, é outra que realiza mudanças, só que ligadas a revisões gerais no prédio.  Ainda em Laranjeiras, o Colégio Floriano Peixoto vem passando por profundas mudanças. O piso da quadra poliesportiva, reparações cobertura, trocas de janelas e portas, além de pinturais gerais, estão sendo feitas.

 

O ensino integral é logo ali

Três escolas do NRE local iniciam o novo ano na transição rumo ao ensino integral. As escolas Iraci Salte, de Rio Bonito do Iguaçu, Osório Duque, de Diamante do Sul, e Alto Recreio, de Quedas do Iguaçu, já passarão a ter a uma espécie de 6ª aula, que ocorrerá em contraturno, já em preparação para uma futura instalação do ensino integral.

 

Trabalhos

De acordo com o chefe do NRE, Lidio dos Santos, os profissionais do núcleo e das instituições de ensino estão trablalhando à todo vapor. “Estamos acompanhando o trabalho de várias áreas, como da merenda, onde está ocorrendo o processo de distribuição dos alimentos e do checamento do que há  em depósito de cada escola. As equipes pedagógicas também já estão desenvolvendo seu planejamento e na quinta-feira (7) iremos realizar uma reunião, com diretores, diretores auxiliares e pedagogos, aqui no Núcleo”, explica Lidio. O processo de distribuição de aulas ainda corre e vai até sexta (8).