Notícias Locais

Festa em honra ao Senhor Bom Jesus inicia hoje

(Foto: Arquivo JCPP)

A festa em honra ao Senhor Bom Jesus, no Campo Mendes, em Laranjeiras do Sul, começa hoje (3) suas festividades com o tríduo, às 19 horas na comunidade, com benção dos trabalhadores e organização da própria comunidade.

Na terça-feira (6), feriado nas cidades festivas, a região possui grandes festas, em Laranjeiras do Sul, Linha Nova, em Rio Bonito do Iguaçu, Divisor em Nova Laranjeiras, e Passo das Flores em Porto Barreiro. Todas sendo em louvor ao Senhor Bom Jesus.

As festas do Senhor Bom Jesus, tão tradicionais e cheias de lendas, “causos” e pagamento de promessas são sempre no dia 6 de agosto, em comemoração à festa litúrgica da “Transfiguração do Senhor”.

No Campo Mendes, em Laranjeiras do Sul, a festa do Senhor Bom Jesus, vai para a sua 56ª edição. Todos os anos, peregrinos e penitentes, em romarias ou solitariamente vêm de vários locais, inclusive de outros municípios para demonstrar a sua devoção.

As manifestações religiosas são demonstradas nas celebrações das missas e no santuário, construído especialmente para receber os fiéis que se aglomeram para pedir e agradecer as graças recebidas.

História

A devoção ao Senhor Bom Jesus possui suas raízes em Portugal, de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como Brasil, Angola e Açores. Sob essa invocação, venera-se a imagem de Jesus Cristo, especialmente em diferentes episódios de sua Paixão.

Trata-se de uma prática religiosa muito antiga, que participa da memória de diferentes localidades, de todos os estados do Brasil. O primeiro vestígio do culto ao nosso Senhor Bom Jesus, no Brasil, remonta o século XVII, se organizando junto com os primeiros lugarejos que se tornaram cidades importantes.

O Cristo flagelado e coroado de espinhos é lembrado na tradição popular pela imagem do Bom Jesus de Cana Verde, isto é, a imagem de Jesus coroado de espinhos, coberto com um manto, e tendo na mão um pedaço de madeira ("cana verde") simbolizando o cetro. A imagem é conhecida também como Ecce Homo, lembrando a apresentação de Jesus flagelado diante do povo, no pretório de Pilatos.

Programação das festividades de Bom Jesus
Hoje - 03 de agosto, 19 horas Tríduo – Benção dos trabalhadores
Domingo - 04 de agosto, 19 horas Tríduo – Benção das famílias
Segunda - 05 de agosto, 19 horas, Tríduo – Benção dos objetos
Terça - 06 de agosto.
5 horas – recepção dos romeiros
6 horas – Missa dos Peregrinos – Grupo Lareira.
8 horas – Missa dos Romeiros – Pastoral familiar.
10 horas – Missa Solene e procissão – Santuário Nossa Senhora Aparecida.
12 horas – Almoço com churrasco.
13 horas – Bingão e tarde festiva.
15 horas – Missa das crianças – Pastoral Vocacional.
17 horas – Sorteio contribuição premiada.