Variedades

Gelada por mais tempo: descubra dicas cervejeiras para o verão

O mestre cervejeiro Alexandre Xerxenevsky, explica algumas questões bastante discutidas quando o assunto é cerveja e a estação mais quente do ano

A estação mais quente do ano chegou, e muitos aproveitam para se refrescar curtindo uma praia ou até mesmo uma piscina. Para acompanhar, a cerveja costuma ser vista com frequência nas mãos dos banhistas. Porém, como o sol nesse período está mais forte do que nunca, muitos costumam ter dúvidas sobre a forma correta de armazenar as bebidas ou até mesmo qual é o estilo mais indicado para saborear no verão. Para ajudar quem costuma ter dúvidas, o mestre cervejeiro Alexandre Xerxenevsky, lista algumas dicas para evitar imprevistos na hora de saborear sua cerveja favorita, confira:

- Como deixar a cerveja gelada por mais tempo?

Os amantes cervejeiros sempre costumam discutir essa questão e muitas pessoas acabam criando alguns métodos na tentativa de manter a bebida gelada por várias horas, porém, não existe de fato uma fórmula certa que faz com que ela fique gelada por horas. Alguns truques ajudam como usar as famosas canecas com asas, pois elas evitam que a mão fique em contato com o copo. Suportes de isopor também contribuem para deixá-las geladas por mais tempo, principalmente em um local como a praia.

- Existe um estilo de cerveja ideal para ser consumido no verão?

Na verdade a cerveja ideal é aquela que o consumidor aprecia, mas existem alguns estilos que combinam mais com o verão, como as Witbier. Elas são conhecidas por serem a versão belga das cervejas de trigo, e costumam ser produzidas com casca de frutas cítricas e especiarias. O resultado é uma cerveja saborosa e refrescante.

- Colocá-las no congelador é melhor para gelar?

Essa questão é clássica e muita gente tem o hábito de colocar as cervejas no congelador com o objetivo de deixá-las geladas sem ter que esperar muito. O ideal é que elas fiquem na geladeira, já que deixando elas no freezer até o sabor pode ser comprometido.

- Qual é a temperatura ideal da cerveja no verão?

O mais indicado é que elas não estejam muito geladas, entre 2º a 4ºC, já que as cervejas mais indicadas para o verão são aquelas feitas para refrescar e com sabor mais leve.

- Existe algum truque para gelar mais rápido?

Um método simples e eficiente é colocar em um recipiente bastante gelo junto com as cervejas de deixar por cerca de 10 ou 15 minutos.