Agronegócio

Guaraniaçu: manutenção em equipamentos de ordenha foi tema de evento

Produtores de leite do município participaram de encontro que contou com palestra de orientação técnica
As teteiras têm a menor vida útil dentro do sistema. Geralmente devem ser substituídas a cada 2500 ordenhas (Foto: Reprodução)

A Emater de Guaraniaçu em parceria com a Cresol e a secretaria de Agricultura, promoveu nas dependências do auditório do Sindicato Rural Patronal, evento direcionado para a bacia leiteira do município. O evento reuniu produtores para uma importante palestra que teve como tema principal a manutenção em equipamentos de ordenha com o técnico Juarez Reis da empresa clínica da ordenha.

O engenheiro agrônomo da Emater, Lucas Drum, destacou a participação dos produtores de leite do município e enalteceu a parceria do governo municipal nas ações desenvolvidas e que atendem o interesse dos agricultores e produtores de leite.

“É de suma importância promover encontros que tragam orientações específicas para que o produtor de leite possa melhorar a qualidade do seu produto e consequentemente agregar valores a sua produção”, disse Lucas.

O prefeito Osmário Portela acompanhou o evento e também destacou o esforço que a administração municipal vem realizando, oferecendo incentivos para a melhoria da produção leiteira e a fixação do homem no campo, com a rotação de culturas e a ampliação de atividades que promovam aumento de renda e qualidade de vida das famílias da agricultura familiar.

Osmário destacou o programa Porteira à Dentro, que na atividade de leite, já atendeu em dois anos, mais de 400 famílias, com incentivos como reforma de pastagem, com hora máquina na propriedade, distribuição de calcário, distribuição de sementes de gramíneas, entre outras ações.

“Pretendemos atingir o maior número possível de famílias, agradeço e reconheço o trabalhão e a parceria da Emater que juntamente com a secretaria de Agricultura estão desenvolvendo um excelente trabalho em favor dos nossos agricultores”, finalizou o prefeito.

Também prestigiaram o evento, o secretário de Agricultura, Leandro Rigo, o médico veterinário Eduardo Sandi, o secretário de Finanças, João Batista de Almeida e o secretário de Esportes, Renato Dri.