Goioxim

Guardiã de semente: Izacel de Oliveira

“Se tornou uma grande paixão para mim, é tão viciante que eu me joguei de corpo e alma”, conta a produtora
A prefeita de Goioxim, Mari Terezinha, e a proprietária, Izacel Oliveira, com uma das espécies raras (Foto: Divulgação)

“Plantar árvores faz bem à saúde, observá-las faz bem a alma. É que as plantando, você exercita o corpo; observando-as, você nota a grandeza da criação divina”. (Zé Ambientalista).

A frase resume bem Izacel Oliveira, que é moradora de Goioixim, e a sua fonte de renda é algo muito incomum. O exercício diário dela é o de plantar e procurar por sementes raras e exóticas, tanto aqui no Brasil quanto em outros países. Além de serem exóticas, elas são em tamanho muito maiores as tradicionais.

Trabalhando com o ramo há mais ou menos dois anos, apesar de sentir interesse desde a infância, Izacel relata que o envolvimento com a atividade apenas aumenta com o passar do tempo.

“Se tornou uma grande paixão para mim, é tão viciante que eu me joguei de corpo e alma e até esqueci o mundo lá fora. A minha vida esta cravada na terra dia após dia”, disse.

“Eu sinto que estou só começando, quero no futuro ter um banco muito grande de toda espécie de leguminosa. Em geral, tenho muito trabalho pela frente, mas sinto que estou no caminho certo. Já fiz amizade com grandes colecionadores de todo o mundo”, explicou.

Dificuldade

Um dos empecilhos relatados pela produtora é encontrar essas sementes no Brasil. De acordo com ela, raramente há alguma no país. “O Brasil é muito pobre em questão de variedades. Só de tomate tem mais de 3 mil espécies, no entanto aqui no Brasil não se encontra nenhuma”, diz.

Visita especial

No último sábado (4), a prefeita do município de Goioxim, Mari Terezinha da Silva, foi até a propriedade de Izacel para conhecer melhor a produção da moradora, e sentiu muito orgulho do que viu.

“São frutas, verduras e legumes exóticos. Eu fui à propriedade dela no sábado e me encantei, são coisas fantásticas, maravilhosas. Foi uma visita extraordinária!”, exaltou.

“A Izacel é uma mulher que nasceu e se criou em Goioxim, uma pessoa humilde e trabalhadora, que sofre, trabalha na lavoura para se manter. A vida dela é trabalhar com o resgate de semente, com esses produtos incríveis”, conto a prefeita

A produtora também ficou alegre com a consideração da gestora de realizar a visita. “Queria agradecer pelo reconhecimento e pelo carinho.”