Laranjeiras

Idosos da Casa São Francisco terão a companhia de estudantes leitores

De 15 em 15 dias, alunos do Centro da Juventude de Laranjeiras do Sul visitarão a Casa de Repouso São Francisco Xavier para fazer a leituras aos velhinhos
Os títulos escolhidos para leitura são da Biblioteca Cidadã (Foto: Divulgação)

O Departamento de Cultura de Laranjeiras do Sul, setor da secretaria de Educação lançará hoje (15) o projeto ‘Valorizando a Melhor Idade’. Segundo a organização, o intuito do projeto é aproximar pessoas de diferentes idades, valorizando e incentivando o respeito aos idosos.

O projeto foi desenvolvido com os ‘Alunos Agentes da Cidadania’ do Centro da Juventude em conjunto com a Biblioteca Cidadã Denilse Guerra Schuber, propondo que os estudantes visitem os idosos da Casa de Repouso São Francisco Xavier, o popular asilo da cidade.

“Envelhecer faz parte de nossas vidas. Tornar-se um idoso significa viver uma nova fase do ciclo de vida”, diz o texto de divulgação do projeto.

 

Interação

As visitas ocorrerão de 15 em 15 dias, onde serão realizadas leituras de livros para os idosos, visando estimular esse público e também motivar os alunos a conhecerem situações diferenciadas, além de resgatar o que está esquecido na memória dos velhinhos, proporcionando assim, momentos de descontração entre emissores e receptores das mensagens.

“O projeto é uma proposta de trabalho que vem de encontro às necessidades de valorização e respeito ao idoso, além disso privilegia os alunos Agentes de cidadania e também a Biblioteca Cidadã, resgatando algo que pode estar esquecido na memória do idoso, através da leitura, bem como vamos aproximar pessoas de diferentes idades”, afirmou a coordenadora do projeto e diretora do Departamento de Cultura no município, Mirna Teresinha Alberti.

Os livros que serão lidos aos idosos do Asilo serão da Biblioteca Cidadã, localizada em anexo ao Lago Municipal, onde possui mais de 5 mil exemplares. A primeira visita ocorre às 14 horas de hoje, na Casa de Repouso São Francisco Xavier.