Esporte

Jiu-jitsu: laranjeirenses vão a Portugal disputar o Campeonato Europeu

Kleber Ramalho e Jânio Gavilik são atletas da academia Gracie Barra
["Kleber Ramalho e J\u00e2nio Gavilik"] (Foto: Juliam Nazaré)

Novidade não é. As artes marciais estão colocando a Cantu, em especial Laranjeiras do Sul, em uma posição de respeito no jiu-jitsu mundial. Em agosto de 2018, os atletas Kleber Ramalho e Klidson Abreu, que são da academia Gracie Barra, foram a Las Vegas para a disputa do Open Internacional e voltaram com medalhas e muito prestígio.

Agora, Kleber troca o colega, chama Jânio Gavilik, e ambos se preparam para ir a Lisboa, capital de Portugal, onde, do dia 15 a 22 deste mês, ocorre o Campeonato Europeu.

Aos 35 anos, Kleber Ramalho têm no currículo o título de campeão do mundo na categoria pesadissímo-master. Jânio tem 27 anos e vai apenas para a primeira experiência no estrangeiro, mas leva na bagagem dois títulos do Open Internacional de Curitiba, em 2017, além do vice do Open disputado em São Paulo e o 3º lugar no Sul-Americano, ambos em 2018.

A competição em terras lusitanas é uma das mais conceituadas do planeta. São esperados em torno de sete mil competidores. “O Campeonato Europeu reúne atletas de alto nível e muita gente, das mais variadas faixas e idades. É uma competição de extrema importância para o calendário mundial do jiu-jitsu”, explica Kleber, que dessa vez participa pela categoria faixa-preta master-dois. Jânio entra na disputa através do faixa-branca adulto-pesado.

“A expectativa é ir pra lá e conquistar medalhas, de preferência no lugar mais alto do pódium”, diz entusiasmado o atleta Jânio.

“Minha categoria é muito disputada. Tenho competido desde criança, mas estive lesionado por um tempo e retornei no ano passado. O bacana é que o nosso trabalho possibilita que outros atletas de Laranjeiras treinem conosco. Hoje a Gracie Barra é umas das maiores academias de artes marciais do mundo. Temos a parceria com a prefeitura, que tem sido fundamental e lucrativa para ambos. Nossos atletas tem honrado o nome da cidade, sempre com lugares de destaque nas mais conceituadas competições”, diz Kleber.

A dupla embarca neste domingo (13) rumo ao velho continente.