Laranjeiras: Recanto da Natureza recebe equipamentos e veículo para Associação Terra Livre

Agronegócio

  • Compartilhe Essa Notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Fotos: Henrique Romanini
Fotos: Henrique Romanini

A comunidade do Recanto da Natureza recebeu na manhã desta sexta-feira,(15), o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, o secretário da Agricultura Celso de Azevedo, servidores da secretaria da Agricultura, o diretor de Esportes Rafael Nascimento e os vereadores Valdivino e Magrão, para a solenidade de entrega de equipamentos e um veículo para a Associação Terra Livre do Recanto da Natureza.

A presidente da entidade, Ângela Paixão, explica que esta é uma demanda histórica da comunidade que as mulheres reivindicavam e por várias vezes tentaram aderir o programa, mas sempre faltava algum documento, mas desta vez deu certo e consolidamos o ingresso da Associação no Projeto de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais ( Proinf).


PROINF


A ação do PROINF, operacionalizada pela SD T/MDA, tem contribuído para a qualificação de processos produtivos e econômicos da agricultura familiar nos Territórios Rurais.

Parcerias com estados, municípios e participação da sociedade têm apoiado a aquisição de equipamentos e a construção de infraestrutura para a produção, beneficiamento, escoamento e comercialização de produtos da agricultura familiar. Estes resultados posicionam o PROINF como importante instrumento indutor dos processos de inclusão produtiva, de geração de trabalho e renda e de auto

nomia econômica de famílias e empreendimentos da agricultura familiar nos Territórios Rurais.


“Nós recebemos telequipamento, como forno, armário, armário de crescimento, fatiados de pão, seladora a vácuo, amassadeira, na verdade completamos a estrutura da nossa agroindústria aqui da comunidade que produz principalmente panificados”, esclareceu Maria Paixão.


Além do equipamento de panificação, a comunidade também recebeu um veículo Strada para o transporte dos produtos.


O prefeito Berto Silva verificou “in loco” os equipamentos e se surpreendeu com a organização dos associados. “Normalmente fazemos as coisas às avessas, beneficiamos os desorganizados. Porque os organizados precisam pouco do poder público, enquanto o antônimo carece sempre do apoio do município. Muitas vezes os desorganizados recebem a ajuda mas não cuidam, não zelam e logo precisarão de novo. Temos que começar fazer o contrário e valorizar a organização e apoiar comunidade domo o Recanto da Natureza”, enfatizou o prefeito.


PROGRAMA DINHEIRO NA COMUNIDADE

Berto Silva lançou em um dos seus mandatos anteriores, o Programa Dinheiro na Comunidade que deu o “start” no processo que culminou com a agroindústria existente hoje.

“A comunidade é um exemplo de organização, eles formarão a cooperativa agroecológica, produzem um alimento diferenciado e que hoje abastecem as nossas escolas, todas as creches de Laranjeiras do Sul, recebem alimentos produzidos aqui no Recanto da Natureza, pela agricultura familiar e ela é muito importante, porque se todos partirem para a agricultura de grandes áreas, sem se preocupar com a agriculta de subsistência, teremos quem soja por aí”, alerta o prefeito.

RECONHECIMENTO


Durante seu pronunciamento, Berto Silva parabenizou o trabalho do secretário Celso de Azevedo e garantiu que já no primeiro trimestre do ano que vem a comunidade irá contar com estradas adequadas e com o Programa Dinheiro na Comunidade além de pedir ao diretor de Esportes, Rafael Nascimento que providencie telas para as quadras esportivas do Recanto.

Após a solenidade, o prefeito, secretários, servidores , vereadores e a imprensa foram contemplados com uma cesta de produtos produzidos pela comunidade e um almoço feito pelas mulheres da Associação.

  • Compartilhe Essa Notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter