Esporte

Liga Futsal Paraná: 5 clubes solicitam participação em 2020

Competição que estreou neste ano tem chamado a atenção das equipes por conta da premiação
Com possível entrada do Coronel, clássico com o Chopinzinho pode ser a nova atração da Liga Futsal Paraná para 2020 (Foto: Assessoria Coronel Futsal )

Uma reunião entre os franqueados da Liga Futsal Paraná foi realizada neste domingo (1º), em Campo Mourão. Na ocasião, foram discutidas questões referentes à segunda edição da competição, que será disputada em 2020.

Segundo o gestor da Liga, Gabriel Barizon, o encontro também serviu para avaliar a edição de estreia, que está em sua fase semifinal. “Destacamos os pontos positivos  e também demos início ao planejamento ao calendário de 2020. A competição tem sido um enorme sucesso até o  momento”, contou.

Atualmente, a Liga Futsal Paraná conta com 19 franqueados: CAD, Campo Mourão, Cascavel, Chopinzinho, Copagril, Dois Vizinhos, Faxinal, Foz Cataratas, Marreco, Medianeira, Palmas, Pato, Irati (que em 2019 emprestou a vaga ao Prudentópolis, São Miguel, Siqueira Campos e Toledo, que estrearam o certame. Além de AFCA - Associação de Futsal Capital da Amizade (de Umuarama), Londrina e Maringá, que não disputaram a competição nesta temporada.

Clubes interessados 

No entanto, novas equipes podem despontar no certame em 2020. A cúpula da Liga Paraná confirmou que cinco clubes demonstraram interesse em ingressar na competição. São eles: Coronel Vivida, Operário Laranjeiras, Pitanga, São João do Ivaí e Umuarama (que disputa a Série Ouro).

Para fazer parte da Liga, os clubes precisam comprar sua franquia, que hoje custa R$ 60 mil.

Conforme Gabriel Barizon, a entrada destas equipes depende primeiramente de uma avaliação estrutural e administrativa por parte da própria Liga. Após isso, a maioria dos franqueados precisa aprovar a entrada dos solicitantes, fato que deve ocorrer em assembleia do ano que vem.

Ainda conforme o jornalista Júlio César Alves, da Rádio Ampére, outro clube que estuda entrar no campeonato é o Ampére. 

Porém, a tendência é que apenas um destes seis clubes postulantes passe a fazer parte da Liga. É que o formato pretendido para 2020 prevê a participação de 20 clubes. 

Foz Cataratas e CAD fizeram a parte de abertura da Liga Futsal Paraná de 2019/Foto: Assessoria 


A Liga Futsal Paraná é uma competição não organizada pela Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS). Este fato gerou atritos entre as entidades em meados de setembro, quando a competição teve início. Clubes como Cascavel e Foz Cataratas chegaram a ser suspensos da Série Ouro do Campeonato Paranaense por conta de suas participações na competição alternativa.

Após algumas semanas de clima tenso, Liga e Federação selaram acordo e as punições aplicadas por esta última foram desconsideradas.

O trunfo da Liga vem sendo o formato de premiação. Ao campeão de 2019 será destinada uma moto. Outra inovação foi a isenção da taxa de arbitragem. Quando o clube precisa se deslocar a uma distância maior que 250 quilômetros para a disputa de uma partida, a Liga também banca hospedagem e alimentação da delegação.