O maior especialista de chás do Brasil é parceiro da Erva Mate Laranjeiras

Notícias Locais

  • Compartilhe Essa Notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Heroldo Secco Junior é analista de sistemas, administrador de empresas e advogado; e como ele mesmo se define, um apaixonado pelo Mate. Exercendo a função de trading e responsável pela prospecção de novos produtos da Indústria de Erva Mate Laranjeiras; é hoje uma referência mundial quando o assunto é Erva Mate.

“Nós começamos a parceria com a Mate Laranjeiras em 1999 para assuntos internacionais e nesse momento eu vi quão pouco explorado era o mate brasileiro para as necessidades globais e desta parceria, já que soma-se praticamente 20 anos, nós conseguimos fazer com que o mate evoluísse de uma cultura, de um ritual para um produto realmente global”, constata ele.


ESPECIALIZAÇÃO


Sobre a sua especialização no que se refere a Erva Mate, Heroldo explica que buscou especializar-se na Europa, na Ásia, nos Estados Unidos, que antes eram focados apenas na planta Camellia sinensis que é uma espécie da família Theaceae, popularmente conhecida como chá e chá-da-índia, ou chá verde, chá preto e chá branco.

“Nós absorvemos toda uma massa de conhecimento de mais de dois mil anos que existe na produção desses chás oriundos da Camellia e procuramos trazê-lo para o mundo do mate brasileiro”, conta Heroldo.


PARCERIA


Sobre a parceria com a Erva mate Laranjeiras, Heroldo explica que ela surgiu perla necessidade que a empresa tinha da importação de um equipamento.

“E nós verificamos que realmente o mate precisava de um trabalho mais profissional principalmente no mercado europeu, fizemos algumas inserções também nos Estados Unidos e na Ásia e a partir de 2007 nós começamos a trabalhar rastreabilidade total, uma seleção melhor de parceiros que pudessem entregar um produto mais estável.

Como a Erva Mate ainda é uma planta relativamente desconhecida em seu manejo, acaba-se tendo variações muito grandes de sabores, de textura; e o mercado precisa de uma homogeneidade para que o consumidor possa ser cativado.

Partido desta premissa, começamos a desenvolver projetos diferenciados denominados de Revolução “Baristea” (Barista e Chá), propondo que o mate brasileiro esteja presente em todas as cafeterias do mundo em um horizonte de 20 anos”, revela ele.


LANÇAMENTOS


Para contemplar esta meta, Heroldo comenta que em 2015 foi lançado o Mate Expresso e em 2016 o Cogoi (Cõ’õi), que uma inspiração no mate A japonês, um produto ultra refinado que pode ser consumindo na bebida ou na comida como um farináceo e este ano foi resgatado o chá mate tostado para filtro de café.

“O ano passado nós estivemos em vários países e uma das grande feiras que nós participamos em Las Vegas o Salão Mundial do Café e ouvimos pessoas falando de Laranjeiras do Sul , como referência no fornecimento de produtos diferenciados de mate.

Hoje a gente chega na Europa nos compradores e infelizmente eles referenciam ainda a Argentina e o Paraguai como os grandes produtores, mas quando nós mostramos o mate verde brasileiro, o sabor do mate tostado, eles descobrem que o Brasil produz um mate especial e quando eles veem que o Mate Laranjeiras as portas se abrem mais fácil ainda. E isso é o resultado de um trabalho de 20 anos que exigiu não só investimento financeiro, mas de pessoas e de conhecimento”, afirma Heroldo.


MERCADO PROMISSOR


Mas apesar deste avanço conquistado no decorrer deste tempo, para ele o futuro do chá mate ainda nem começou.

“O Brasil não é um país tomador de chá, estatisticamente é um dos que menos consome chá na mundo, no entanto o chá é a bebida que mais cresce no planeta.

Primeiro porque o consumidor moderno não quer mais consumir açúcares ou ingredientes que não sejam naturais, esta é a tendência. E o mate brasileiro, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Pasteur da França, é a folha mais completa para infusões de chás.

Então o chá hoje está entrando no lugar de águas, refrigerantes, já conquistou os consumidores de bebidas energéticas e a cada dia mais ganha o paladar do consumidor do mundo inteiro”, preconiza Heroldo.


CONCEITO


Sobre a Erva Mate Laranjeiras, Heroldo Secco Junior apregoa que a empresa conta com 40 anos de história construída com muito trabalho e hoje pode se orgulhar de estar na ponta da criatividade.

“ Com uma gama de novos produtos e pensando sempre na frente, com projetos ambiciosos para atender o mercado mundial a Mate Laranjeiras hoje é uma das empresas mais conceituadas neste segmento e ficamos lisonjeados em fazer parte deste time tão promissor”, finaliza.

  • Compartilhe Essa Notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter