Política

Oriovisto Guimarães expõe balanço de sua atuação inicial no Senado

Até hoje, foram contabilizados 45 dias de mandato do político eleito pelo Paraná
O senador durante o evento (Foto: ACP/Divulgação)

A convite do Movimento Pró-Paraná, o senador Oriovisto Guimarães (PODE), ministrou uma palestra na noite desta segunda-feira (18), onde fez uma exposição dos primeiros 45 dias de mandato como Senador da República pelo Estado do Paraná e apresentou suas iniciativas legislativas no período. O senador também abordou as competências do Senado, a utilização dos recursos públicos, as emendas parlamentares e as grandes reformas nacionais necessárias.

Oriovisto destacou o significado especial do evento. “É um prazer imenso que eu faça a primeira prestação de contas como senador nesta tribuna onde, em maio do ano passado, lancei a minha candidatura. Naquela época, eu era totalmente desconhecido em termos de política e não me esqueço da pergunta, de alguém da plateia, sobre o motivo de eu tentar o Senado, sendo que para deputado federal seria tão mais fácil. Eu respondi que eu gosto de grandes desafios. A ideia veio basicamente da vontade mudar a cara do Brasil, e da forma como a política é feita no nosso país. É claro que é uma empreitada enorme”, afirmou.

Em seguida, o senador fez um breve relato de suas ações no Senado. “Estou participando da Comissão de Constituição e Justiça. Não é fácil participar desta comissão, porque tudo passa por ela e muitas de suas decisões já têm força de lei, por isso, é uma comissão muito disputada e ser membro titular foi uma primeira conquista”.

O evento contou com a presença de cerca de 130 participantes, entre membros do Pró-Paraná e da Academia Paranaense de Letras, empresários, reitores de universidades, vereadores, deputados, desembargadores e outras autoridades, como o ex-governador do Paraná, Mário Pereira, e o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

O presidente do Pró- Paraná, Marcos Domakoski, avaliou que o Movimento abriu a agenda de eventos de 2019 com chave de ouro. “O professor Oriovisto foi muito claro na sua explanação e nos deu a segurança de que até aqui ele já apresentou projetos de emenda à Constituição importantes. “Acredito que todos saíram mais motivados pelo fato de poder acreditar que teremos um Brasil melhor, na medida em que apoiarmos políticos da qualidade do senador Oriovisto”, concluiu.

Mais opiniões

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, parabenizou o senador pela qualidade dos projetos já apresentados. “Eu não tenho dúvida de que o senador também olhará para os municípios paranaenses, principalmente para a nossa capital, que demanda de recursos do Senado, e irá nos ajudar com o andamento nos ministérios, para que a gente possa conseguir cada vez mais recursos”, destacou.

O Reitor da Unicuritiba, Arnaldo Rebello, disse que ficou impressionado com as palavras do senador Oriovisto. “Já conhecemos bastante o trabalho dele como empresário e educador, mas o início de seu mandato demostra muita consistência em cima de propostas fortes. Isso deixa os paranaenses extremamente esperançosos, especialmente com relação à mudança da cultura do exercício da política em nosso país e de valorização dos grandes temas, que tão caros são à sociedade brasileira”, concluiu.

Fotos: ACP - César Nunes.