Virmond

Participantes das oficinas do CRAS realizam apresentação

Contando com grande público, a cerimônia teve como protagonistas os estudantes das oficinas
Os pais estiveram presentes e, além disso, apoiaram as crianças durante o processo (Foto: Assessoria)

Nessa semanaforam realizadas apresentações das oficinas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), noAuditório Municipal de Virmond.

Apresentaram-se o grupo de dança MalyPolacy, dos lutadores de karatê, dos atletas do futsal, dos músicos da banda municipal. Também foram entregues declarações referentes ao ensino de corte de cabelo, também proporcionado pelo CRAS.

A população se fez presente, contemplando o que as crianças aprenderam no decorrer do ano. Além disso, também houve apoio dos pais, tanto para influenciar os filhos a participarem quanto no dia, assistindo às peças.

Oficinas

As oficinas acontecem todos os dias durante a semana no município. São elas: Dança Polonesa, Karatê, Gaita e violão, futsal, banda municipal, corte de cabelo entre outras possibilidades de aprendizado às crianças do município.

Segundo a secretária de Assistência Social, Marlize Schultz, os cursos ofertados pelo CRAS são voltados às famílias em alta vulnerabilidade social. Com o contato que os jovens têm com a cultura, música, artes marciais ou habilidades para o mercado de trabalho, eles criam possibilidades para seus futuros enquanto aproveitam o tempo.

Elas funcionam, também, como um complemento do ensino, pois acontecem no contra turno das aulas. “Quem estuda de manhã, faz oficina de tarde e quem estuda de tarde faz oficina de manhã”, disse.

De acordo com Marliza, a função das oficinas é positiva porque, para além dos conhecimentos agregados, afasta os jovens de perigos e tensões que se encontram nas ruas. “Isso tira as crianças da rua, elas não crescem tendo contato com a marginalidade, com drogas, enfim, essa é a função da oficina”, explicou.

“Eu gostaria de agradecer aos professores pela dedicação e aos pais e alunos pela participação”, concluiu.