Saúde

Por que a felicidade é essencial para uma boa saúde?

Os felizes ficam menos doentes. E a condição não está associada a dinheiro, mas a fatores, como ser altruísta, aprender a perdoar e ter religião
(Foto: Reprodução)

Na sociedade de hoje, notícias negativas e mau humor são predominantes, grande maioria das pessoas esperam isso umas das outras. Existem pessoas que são merecedoras de uma resposta mais ríspida, como as pessoas difíceis de se lidar, e situações constrangedoras que podem surgir. No entanto, há momentos em que a sociedade tende a buscar a negatividade em uma base contínua, derivando uma espécie de prazer distorcido nos problemas dos outros, enquanto aguarda ansiosamente as tragédias. Sarcasmo, piadas de mau gosto, grosserias, fofocas, reclamações constantes e jogos mentais são a norma para muitos que escolhem viver dentro desse mundo.

Felicidade e saúde


A estudante Helen Cristiane Lima da Cruz, comenta sobre o quão a felicidade faz bem para a saúde. “É muito importante para a nossa saúde mental, quando nós estamos em um estado ruim, tristes, vão surgindo dores pelo nosso corpo e a saúde mental se desgasta. E quando estamos felizes tudo flui bem, a nossa vida, o nosso psicológico, a nossa saúde e as nossas decisões. A maior demonstração de felicidade é um sorriso e estudos comprovam que o sorriso muda a vida das pessoas. Por isso uso do sorriso em todos os meus dias, é meu melhor remédio”, destaca.

Thais dos Santos, estudante de Pedagogia, salienta que a felicidade faz parte da saúde. “A saúde está sempre em primeiro lugar na vida do ser humano, pois sem saúde não chegamos em lugar nenhum. Tendo saúde, o resto a gente corre atrás. E se temos saúde, com certeza temos felicidade”, diz.

Felicidade protege o coração


Em 2008, uma pesquisa mostrou a conexão entre felicidade e a variabilidade da frequência cardíaca, que refere-se ao intervalo de tempo dos batimentos cardíacos e está ligada ao risco de diversas doenças. As pessoas felizes mostraram um padrão mais saudável dessa variabilidade cardíaca.

A universitária Ivanete Chaves, afirma que a felicidade traz vários benefícios a saúde. “É um dos itens mais importantes para nossa saúde mental e diminui a mortalidade, se estou infeliz logo estarei com a saúde em risco. Sempre procuro estra feliz e de bem comigo mesma”, declara.

Felicidade diminui a sensação de dor crônica


400 pessoas em estado de dor crônica participaram de uma pesquisa feita pela Universidade de Washington. Foi observado os níveis de dor e do estado mental dos participantes, então, identificaram que as pessoas felizes eram mais propensas a reportar menores níveis de dor quanto a intensidade e ao quanto a dor atrapalhava no dia a dia.

O laranjeirense Felipe Herold completa que a se as pessoas estiverem felizes, de alguma maneira estarão saudáveis. “Uma pessoa de bem com si mesmo, que está de bem com a família e o trabalho, com certeza é mais saudável e tem menos chances de desenvolver doenças físicas e psicológicas, a felicidade nos permite viver bem com o que nos cerca”, finaliza.