Política

PT confirma passagem de Caravana de Lula em Laranjeiras

Hoje falar em Luiz Inácio Lula da Silva é certeza de polêmica. E parafraseando o ex-presidente, nunca na história deste país, um político foi tão amado e odiado ao mesmo tempo.

Mas para Lula e os seus simpatizantes, isso não vem muito ao caso. O Partido dos Trabalhadores já lançou, extemporaneamente o nome de Lula como candidato à presidência da República.

Desde o ano passado foi criada a Caravana do Lula, que está percorrendo o país de Norte à Sul e de Leste à Oeste, levando com ela, além da estrela maior, uma legião de seguidores, entre eles, deputados, senadores, lideranças sem cargos, sindicalistas, pessoas ligadas à movimentos sociais e o público, que inegavelmente vê no ex-presidente uma espécie de salvador da pátria.

 


EVOLUÇÃO


Não se pode negar também, que durante o seu governo, alguns setores da sociedade viveram avanços singulares e isso fez do torneiro mecânico o político com o maior índice de aprovação do mundo. Quase chegou a ser unanimidade, com um índice superior a 90%. Uma raridade em se tratando de política mundial.

Mas os que não concordavam com a sua forma de governo, uma minoria absoluta, começou a crescer.

E os escândalos envolvendo os principais assessores de Lula, o rombo na Petrobras que culminou na Lava Jato fizeram desmoronar um mito. E o ex-presidente de uma aprovação superior a 90% viu despencar sua popularidade e aumentar em níveis inéditos a sua rejeição. Mas, isso não foi suficiente, para alijá-lo de uma disputa presidencial, inclusive hoje, lidera as intenções de votos para as eleições de outubro em pesquisas de todos os institutos.

Lula ainda é muito forte e é o candidato a ser derrotado nas eleições.

 


REGIÃO


E o ex-presidente tem agendado uma visita à Laranjeiras do Sul e região. Para os simpatizantes do ex-presidente, que são muitos aqui e nas cidade vizinhas, será um oportunidade rara de ver de perto o político mais polêmico do Brasil na atualidade.

A Caravana de Lula deve iniciar agenda no final de fevereiro pelo Sul do país.

Lula começa a visita pela região Sul por São Borja, com a intenção de recuperar as ideias de um Brasil nação, de Getúlio Vargas e João Goulart, adiantou Elemar Cezimbra, presidente do PT laranjeirense e um dos coordenadores da visita do ex-presidente na região.

 


AGENDA


De São Borja, Lula segue para Santa Maria, Palmeiras das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Florianópolis, Chapecó e depois, no dia 03 de março, vai à Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, para cumprir intensa atividade, destacando a agricultura familiar e o cooperativismo.

De Beltrão a Caravana segue para Quedas do Iguaçu, onde haverá um ato na praça central e no dia seguinte, 04 de março, Lula estará em Laranjeiras do Sul. Ele chegará direto no campus da UFFS, onde fará palestra para a comunidade acadêmica regional. Após este evento, ele segue para o Assentamento 08 de Junho, onde será realizado um grande ato político, por volta das 10h30, que reunirá lideranças como os senadores Roberto Requião e Glesi Hoffmann, deputados federais e estaduais, prefeitos e caravanas de simpatizantes de outros estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Após os pronunciamentos será servido almoço para todos os presentes, que os organizadores estimam em mais de dez mil pessoas.

 


DISCURSO


De acordo com Cezimbra, na oportunidade Lula falará sobre o impeachment de Dilma, que ele classifica de Golpe de Temer e da elite conservadora.

O debate principal que o Lula está fazendo é o que está acontecendo com o Brasil. Estamos vendo o nosso país ser entregue. O petróleo que nos alavancaria e nos colocaria em um outro patamar está sendo entregue quase de graça e isso afeta a educação, a saúde que eram beneficiadas com os 10% oriundos da produção petrolífera. E toda a indústria ligada a este segmento está sucateada e esse desmonte neste setor acabou com cerca de 200 mil empregos nos últimos três anos, frisou Cezimbra.

 


ELEIÇÕES 2018


A reportagem indagou Cezimbra sobre a possibilidade da prisão do ex-presidente e qual a avaliação que os petistas fazem sobre a condenação de Lula em 2ª instância e o reflexo disso nas eleições deste ano.

Hoje como o Judiciário encabeçou o golpe. Quer dizer; o golpe é um processo que tem andamento, tem passos, idas e vindas. O Judiciário agora está expondo suas vísceras, como poder, como espécie de vaca sagrada e hoje está ficando claro que hoje é um dos poderes mais corruptos que tem neste país. Altíssimos salários, mordomias, seus integrantes são semideuses em um Pantheon sagrado, que são os Fóruns e suas varas de trabalho. E este Poder está sendo desmascarado, mas pode sim interferir na candidatura o que seria um segundo golpe na democracia, finalizou Cezimbra.