Política

Quatro estados brasileiros serão governados por petistas

Outras siglas como PSL, MDB, PSB e PSDB elegeram três cada uma
Fátima Bezerra eleita no Rio Grande do Norte, consolidou no 2º turno a quarta vitória do PT no Nordeste (Foto: Divulgação)

Os eleitores definiram neste domingo (28) os nomes de 14 governadores que devem comandar os estados a partir de 2019. Os demais 13 governadores já tinham sido eleitos no 1º turno.

Os governadores eleitos em 2018 são filiados a 13 partidos diferentes. O PT foi o partido que conquistou mais estados: Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Esses estados somam 30,6 milhões de habitantes e tiveram a eleição definida em 1º turno. No Rio Grande do Norte, a disputa foi definida no 2º turno.

Já o PSDB é a sigla que governará para mais habitantes considerando as projeções da população do IBGE. No total, 59,6 milhões de pessoas serão comandadas por governadores tucanos em São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

O PSL, sigla de Jair Bolsonaro, eleito presidente neste domingo, terá governadores em Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Antes, o PSL só tinha conseguido eleger um único governador: Flamarion Portela, em Roraima, nas eleições de 2002.

 

Veja abaixo quem são os 27 governadores eleitos:

 

PartidosQuantidadeEstados
PT 4Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte
MDB3Alagoas, Distrito Federal e Pará
PSB3Espirito Santo, Paraiba e Pernambuco
PSDB3Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo
PSL3Rondônia, Roraima e Santa Catarina
DEM2Goiás e Mato Grosso
PSC2Amazonas e Rio de Janeiro
PSD2Paraná e Sergipe
NOVO1Minas Gerais
PC do B1Maranhão
PHS1Tocantins
PDT1Amapá
PP1Acre