Quedas: Emater realiza reunião final da Chamada Pública da Sustentabilidade

Agronegócio

  • Compartilhe Essa Notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Lindomar Pereira
Lindomar Pereira

Aconteceu nas dependências do Peti Tarumã de Quedas do Iguaçu, uma reunião de avaliação final, da Chamada Pública da Sustentabilidade. Participaram do evento, além de um bom número de agricultores, envolvidos no projeto, a prefeita Marlene Revers, secretário da Agricultura Ladislau Stachelski, secretária de Assistência Social, Joira Zgoda, vigilância sanitária Luisa kemper, gerente da EMATER, Deomar Marcos Fracasso.

Da EMATER local, participaram o técnico agrícola, Reinaldo Antônio de Souza, a zootecnista Delma Fabiola da Silva, Tania Maria Zoehler Padilha e Emerson Gerstemberger.


 O PROJETO


 Em 2013 o Instituto EMATER, fruto do contrato celebrado com o então Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), hoje Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, iniciou a execução de um Contrato de Trabalho, cujo objetivo foi a Prestação de serviços de EMATER destinado a agricultores e agricultoras familiares, no qual estava compreendido. O planejamento, a execução e a avaliação de atividades coletivas e individuais, com vistas ao desenvolvimento sustentável das Unidades de Produção Familiar.


Este contrato, com duração de três anos e com uma agenda bastante intensa de atividades, chegou agora, neste mês, ao seu fim, sendo esta avaliação final, a última atividade contratual a ser executada. “Neste período, além dos laços já históricos que nos unia, como instituição prestadora de serviços de Assistência Técnica e extensão Rural, nossa ação foi fortalecida junto às famílias participantes deste trabalho”, exalta Técnico Agrícola Reinaldo Antônio de Souza.


ACOMPANHAMENTO

“Os agricultores continuarão o seu trabalho, sempre numa trajetória de crescimento e enfrentamento de novos desafios, tanto aqueles que já se apresentaram como aqueles que ainda estão por surgir, pois a dinâmica do desenvolvimento está, a cada vez, apresentando novos desafios”, destaca o secretário de Agricultura Ladislau Stachelski


PALESTRA

Durante o dia, palestrantes compartilharam com os presentes, temas que abordaram as questões Qualidade de Vida e Saúde Mental com a Psicóloga Sandra Mara e com a Doutora em zootecnia Delma Fabiola da Silva o tema Nutrição de Bovino Leiteiro e destacou a retrospectiva das atividades desenvolvidas, no período do projeto, as avaliações individuais e grupais dos trabalhos realizado.


INCENTIVO

A prefeita Marlene Revers, em suas palavras, destacou o incentivo que tais projetos trazem. “É nobre em sua essência, trabalhos desta natureza. Os agricultores recebem atenção devida, como deve ser sempre, em todos os momentos. A EMATER é pioneira nestes assuntos e a capacidade de empreender do Instituto, dá o valor que se deve ao agricultor, ajudando assim, a mantê-lo lá, no campo, junto de sua família. Parabéns aos envolvidos no projeto” finaliza Marlene.


RESULTADO


Um bom exemplo do sucesso dessa forma de prestar assistência técnica, utilizando o mecanismo da Chamada Pública, vem do município de Quedas do Iguaçu. O Produtor Lairton Perin, já testemunha melhoras no trabalho da propriedade. “Um dos destaques é o aumento da produção antes era uma média de 11 litros vaca hoje é 17 litros, resultado após o projeto e atendimento”, frisa Perin.

Já o produtor Vivaldino Castilho da Rocha, conseguiu dobrar a média da propriedade passando de 4 litros vaca para 9 litros de leite vaca. “Com a orientação, nós passamos a organizar as tarefas e custos em planilhas, com o mesmo plantel obtivemos um rendimento maior”, explica Rocha.

Para a zootecnista da EMATER local, Delma Fabiola da Silva, esse tipo de atendimento proporcionado pelas Chamadas Públicas está também fortalecendo o vínculo do extensionista com o agricultor. “A Chamada Pública está colocando o técnico mais no campo e o que o produtor quer é isso”, conclui.

  • Compartilhe Essa Notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter