Variedades

Retrospectiva 2018: o esporte e a política como destaque

Relembre os fatos que viraram notícia em 2018

Na política, 2018 pode ser considerado um ano divisor de águas: a esquerda deixa o poder após 24 anos. No esporte nacional, os paranaenses se destacam com as conquistas de Athletico/PR e Operário. Na Cantu, polêmicas norteiam a política e o esporte. Confira os fatos que ficaram marcados na história:

Janeiro

*Uma polêmica gera discussões entre crentes e ateus, em Laranjeiras do Sul. O pastor Cesinha, então da Igreja Metodista de Laranjeiras, decide se desligar da denominação e cria a Igreja Zoe. A ação mobilizou centenas de então metodistas, que resolveram acompanhar Cesinha no novo projeto.

* A Rádio Educadora, de Laranjeiras do Sul, passa a emitir seu sinal através do sistema FM.

Fevereiro

*A organização da ‘Caravana de Lula’ confirma a vinda do ex-presidente da República à Laranjeiras do Sul.

* O ministro da Saúde do Brasil Ricardo Bairros e a esposa, então vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, visitam Laranjeiras do Sul e vistoriam as instalações hospitalares do município.

Ricardo Barros e Cida Borghetti junto a Berto Silva, na visita a Laranjeiras do SulLegenda

 

Março

*A Expoagro de Laranjeiras do Sul reúne milhares de visitantes de todo o estado. Entre os destaques, ficaram as exposições agrícolas, comerciais e leilões. Shows com Zé Felipe, Nenhum de Nós e Naiara Azevedo embalam o público das mais distintas preferências.

O vocalista da Banda Nenhum de Nós, Thedy Corrêa em apresentação em Laranjeiras do Sul/Foto: Juliam Nazaré

 

* No primeiro compromisso da temporada, a AEL empata o amistoso com o Matelândia – clube da Série Ouro – e causa boa impressão no Laranjão.

*O congresso técnico realizado em Curitiba define o formato do Campeonato Paranaense de Futsal da Série Bronze. 23 clubes confirmam participação, sendo quatro deles da Cantu: AEL, CAC Cantagalo, Catanduvas e Quedas.

*O ex-presidente da República, Lula faz visita a Laranjeiras do Sul no Campus da UFFS e faz críticas ao atraso do país no que se refere à educação.

Lula visitou a UFFS, em Laranjeiras do Sul

 

*O ônibus da caravana do petista sofre um atentado a tiro. Lula não estava na delegação. Com o fato, Laranjeiras do Sul vira notícia nacional e chega a ser mencionada no New York Times, meio de comunicação americano de aderência internacional.

Abril

*Com a presença de personalidades do futebol nacional, como o ex-jogador Milton do Ó, é lançada a Escola Furacão, do Athletico/PR, em Laranjeiras do Sul.

*Cida Borghetti assume o governo do Paraná no lugar de Beto Richa, que se canditara ao Senado.

*O ex-presidente Lula é preso em Curitiba por corrupção.

*O Atlhetico/PR passa pelo rival Coritiba na final e conquista seu 24º título do Campeonato Paranaense.

*O prédio que serviu como Assembléia Legislativa do Território Federal do Iguaçu (1943/1946) e que hoje representa a sede da Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul inicia reformas.

*CAC Cantagalo estreia com vitória na Série Bronze. AEL empata, enquanto que Quedas e Catanduvas perdem.

* A Rádio Educadora, de Laranjeiras do Sul, deixa de operar em AM após 50 anos.

Maio

*O União Operário comemora 43 anos de fundação com a realização de churrasco para os torcedores e o Clássico da Saudade, entre atletas que vestiram a camisa do Rubrão e do Comercial, clube extinto de Laranjeiras do Sul.

*Realizada em todo o Brasil, a greve dos caminhoneiros atinge a Cantu e paraliza diversos setores. Alimentos e combustível são dois dos produtos que mais faltaram.

Filas e mais filas de caminhões puderam ser vistas nas margens das rodovias em todo o Brasil/Foto: Henrique Giongo

 

*O Operário Ferroviário vence os dois duelos da final contra o Cascavel CR e conquista a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. Os dois clubes garantem vaga na elite.

*Após 11 dias, chega ao fim a greve dos caminhoneiros.

Junho

*Laranjereiras do Sul sedia a fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS).

*Tem início a Copa do Mundo da Rússia com a goleada dos anfitriões sobre a Arábia Saudita por 5x0. O Brasil estreia com um empate em 1x1 diante da Suíça.

*No Derbi Cantuense, AEL e Quedas empatam em 2x2, no Laranjão. A partida foi válida pela Série Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal.

*A fase-macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) é realizada em Laranjeiras do Sul.

Julho

*Nas quartas, o Brasil perde para a Bélgica por 2x1 e dá adeus ao sonho do Hexa. A França vence a Croácia na decisão por 4x2 e fatura o título.

A França chegou ao seu segundo título mundial

 

*A 5ª edição do Sant'Ana Fest em Laranjeiras do Sul é sucesso. O festival de música recebe 85 artistas de cinco estados diferentes. O destaque fica para Elô Santi, que vence a categoria infantil pela terceira vez.

*Estreando na competição, a equipe feminina de Laranjeiras do Sul escapa do rebaixamento do Campeonato Paranaense de Futsal Série Ouro.

*O deputado estadual Bernardo Carli morre após a aeronave em que estava cair, na zona rural de Paula Freitas, próximo a União da Vitória.

O deputado guarapuavano Bernardo Carli perdeu a vida de forma trágica

 

Agosto

*O Operário Ferroviário volta à Série B do Campeonato Brasileiro após 27 anos depois de uma vitória épica sobre o Santa Cruz, no Germano Kruger, por 3x0.

*Na última rodada da Série Bronze, a AEL derrota o Quedas no Tarumã por 3x2, classifica-se e elimina o rival. Catanduvas também dá adeus e o CAC Cantagalo avança.

*Um levantamento do Índice Firjan aponta Laranjeiras do Sul como o município mais desenvolvido em educação na Cantu.

*Com o maior número de candidatos desde 1989, tem início a corrida eleitoral à presidência da República. As disputas pelos governos estaduais, Senado e Câmara Federal, além das Assembleias Legislativas estaduais também dão o pontapé.

*Um impasse entre prefeitura de Laranjeiras e AEL faz o Tricolor perder o apoio econômico do município para a disputa da 2ª fase da Bronze.

Setembro

*Jair Bolsonaro sofre um atentado a facada em Juiz de Fora/MG, enquanto fazia campanha à sua candidatura à presidência.

*Tem início em Laranjeiras do Sul a 26ª edição dos Jarcans.

*O ex-governador do Paraná e então candidato ao Senado, Beto Richa é preso por corrupção em Curitiba.

*Laranjeiras do Sul fica com o título geral dos Jarcans 2018.

Anfitriã, Laranjeiras do Sul foi a grande campeã geral dos Jarcans 2018

 

O Operário Ferroviário supera o Cuiabá e conquista a Série C do Brasileirão.

*A Escola Salto Osório, de Quedas do Iguaçu, atinge o melhor índice no Ideb entre as instituições da Cantu.

Outubro

*Com 59% dos votos válidos, Ratinho Júnior (PSD) é eleito o governador do Paraná para o mandato 2019/2022.

O filho do apresentador do SBT recebeu quase 60% da votação e dispensou segundo turno

 

*Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) classificam-se para o segundo turno. Petista vence a disputa em 14 dos 20 municípios da Cantu.

*Sem pontuar na segunda fase, a AEL dá adeus à Série Bronze. O CAC Cantagalo avança para as quartas de final para enfrentar o Coronel Vivida, líder absoluto da competição.

*O deputado Cezar Silvestri comete suicídio em Curitiba.

*Jair Bolsonaro vence o segundo turno das eleições presidenciais.

Bolsonaro governará o Brasil entre 2019 e 2022

 

Novembro

*O Cantagalo perde as duas partidas das quartas de final da Série Bronze para o Coronel Vivida e dá adeus ao sonho do acesso.

*A Faculdade Centro Oeste do Paraná (FACEOPAR), de Laranjeiras do Sul, é descredenciada pelo MEC e fica proibida de abrir novas turmas em qualquer curso.

*Após declarações de Bolsonaro, o governo de Cuba decide interromper a parceria no programa Mais Médicos e os profissionais cubanos deixam o Brasil.

*O Nacional de Rolândia é campeão paranaense da Terceira Divisão. O Naça, junto do Apucarana, conquista também o acesso à segundona.

*Uma liminar impede o Iguaçu Tênis Clube, de Laranjeiras, de realizar eventos de grande magnitude à noite.

*Coronel Vivida, Faxinal e Chopinzinho conquistam o acesso à Série Prata de 2019.

*Uma polêmica entre vereadores e a prefeitura de Laranjeiras impede que as praças da cidade sejam enfeitadas para o Natal.

Dezembro

*Veto, do CAC Cantagalo, é eleito pela imprensa e torcida o melhor técnico da Cantu em 2018 e recebe o Prêmio Correio.

*O Coronel Vivida conquista a Série Bronze. Na Prata, o título fica com o Ampére e na Ouro com o Foz Cataratas.

*O Pato vence o Atlâtico/RS e torna-se o primeiro clube paranaense a conquistar a Liga Nacional de Futsal.

*O Palmeiras é deca campeão brasileiro.

*O então Atlético/PR passa a se chamar Athletico/PR. O clube também anuncia a troca do escudo, nos mascotes e no design do uniforme.

*A chapa encabeçada por Magrão e Valdivino vence a eleição para a presidência da Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul. Com isso, o prefeito Berto Silva passa a governar com o apoio da maioria no legislativo.

Magrão e Valdivino devem impor uma nova era no legislativo laranjeirenseLegenda

 

*O Athletico/PR é campeão da Copa Sul-Americana.

*Após cinco anos fechada, a Prainha de Quedas de Iguaçu é reaberta ao público.

*Em entrevista, o governador eleito do Paraná, Ratinho Junior, promete trabalhar em prol do desenvolvimento da Cantu.

Interação

E aí, o que você achou de 2018 e dos fatos que nortearam a Cantu e o Brasil? Teve algum evento que você gostaria de ter visto em nossa retrospectiva? Deixe seu comentário abaixo e conte pra nós!