Saúde

Secretário de Saúde faz balanço das ações de 2018

“Quando se fala em saúde temos que ter estratégia”, destaca o secretário Dilson Delavi (Foto: Lindomar Pereira)

Em 2018, diversas ações marcaram o trabalho realizado pela secretaria de Saúde de Espigão Alto do Iguaçu. “Foram medidas essenciais que, sem dúvida irão trazer resultados importantes para a continuidade do nosso trabalho durante todo este ano de 2019. Investimos em programas, em incentivos, em novos equipamentos, em diálogo e na humanização dos nossos trabalhos”, ressaltou o secretário de Saúde, Dilson Delavi de Morais.

“De maneira geral, a população tem avaliado de forma muito positiva os nossos serviços. É muito importante também registrar e agradecer o empenho dos nossos servidores, porque sem eles, tudo o que foi feito não seria possível. Foi um ano de muitos desafios. Apesar disso, nenhum serviço deixou de ser realizado. Ao contrário, ampliamos atendimentos, graças também ao apoio que o prefeito Hilário Czechowski tem nos dado, colocando a Saúde como prioridade e agradecemos também à Câmara de Vereadores”, ressaltou o secretário.

 

Atendimentos

Aproximadamente 9 mil consultas médicas foram realizadas pela Saúde de Espigão Alto do Iguaçu em 2018. O montante equivale a quase três vezes a população do município. Mensalmente são atendidas 800 pessoas na secretária de Saúde e nos postos dos bairros.

A informação é do secretário Delavi, que lembra sobre outros atendimentos realizados no período, como no Cisop, HU, Hospital Nossa Senhora da Salete, Instituto da Visão, onde em média 100 pessoas são atendidas mensalmente. No setor odontológico cerca de 110 pessoas são recebem atendimento no Centro Especializado e nos postos dos bairros.

 

Incentivos aos ACS

No início deste ano, todos os Agentes Comunitários de Súade vão receber um tablet a fim de aprimorar os trabalhos e inserir os resultados em tempo real. De acordo com o secretário, o programa é referência para o Estado.

 

Metas para 2019

“Em 2019 teremos muito que fazer na Saúde, mas continuaremos melhorando a atenção básica, continuaremos investindo na saúde, seguiremos ampliando os ACS em Espigão. A saúde é um desafio que garanti enfrentar e vou avançar até o último dia de governo”, comentou Morais.

O secretário finaliza dizendo da importância do repasse dessas informações à população e agradecendo a todos que fazem parte do setor da saúde do município.