Notícias Locais

“Solidariedade nunca é demais”

Programa ‘Minha Escola tem Saúde’ completa sua terceira edição e contempla 35 cidadãos do município, entre crianças e idosos
Iniciativa visa melhorar desempenho escolar dos alunos na rede municipal que têm problemas de visão (Foto: Juliam Nazaré)

A prefeitura de Laranjeiras do Sul, através do programa ‘Minha Escola tem Saúde’, entregou ontem (13) cerca de 35 óculos de grau para crianças e idosos do município. A ação, que foi realizada em parceria com a secretaria de Saúde, tem como foco inicial zerar a fila na rede pública municipal de ensino. Os alunos com problemas de visão que foram contemplados passaram por exames oftalmológicos e puderam escolher, conforme a receita do profissional, a sua armação na ótica que venceu a licitação.

O prefeito de Laranjeiras, Berto Silva, explicou um pouco mais sobre como funcionou o programa e a sua importância. “Muitas vezes uma criança tem dificuldade de aprendizagem e quando o professor vai ver o problema é de visão. Nós identificamos isso e fizemos os exames oftalmológicos. A pessoa beneficiada escolhe o modelo de armação e o óculos é pago integralmente pela municipalidade. Nesta leva, que já é a terceira, nós temos uma mescla de crianças e idosos porque estamos tentando zerar as duas filas”.

Berto também falou sobre a ação positiva do programa. “É o tipo de programa que vai além da obrigação da atenção básica de saúde de uma cidade que se preze e que tem o compromisso que a gente tem com as crianças, que são o futuro, e com os idoso, que são a nossa história. A gente precisa fazer isso porque solidariedade nunca é demais”.

 

Ampliação do programa

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, também aproveitou a oportunidade para comentar a ampliação do programa, que inicialmente visava apenas as crianças da rede municipal de educação. “O trabalho realizado através do levantamento inicial da ‘Minha Escola tem Saúde’, que identificou as crianças que precisavam, já forneceu óculos para as crianças e agora ampliamos para as pessoas mais carentes que precisam da consulta e do óculos. São feitas as consultas na Assiscoop pelo oftalmologista, oferecido o óculos e a pessoa ainda tem o privilégio de escolher a sua armação lá na ótica”. Scarpari frisou ainda sua alegria em participar dessa ação.

“É um programa que me deixa realizado pela felicidade das pessoas que estão recebendo esses óculos. Eu, que já estou há muito tempo na saúde, me sinto realmente emocionado por estar fazendo esse belo programa. Sabemos que na secretaria de Saúde todos os dias temos problemas sérios, mas a gente trabalha com muito carinho e respeito e esse programa nos deixa muito felizes”.

A previsão é que o programa ‘Minha Escola tem Saúde’ continue no ano de 2019, abrangendo cada vez mais pessoas.