Responsivo

Música reduz o estresse

Anos de pesquisas já comprovaram que aprender a tocar um instrumento musical exercita diversas áreas do cérebro, o que traz benefícios para a memória, atenção e raciocínio. Recentemente, uma nova pesquisa da Universidade de Bath, na Inglaterra, descobriu que o aprendizado musical também amplia a percepção multissensorial e melhora o humor. No estudo, pesquisadores compararam grupos de pessoas aprendendo um instrumento pela primeira vez e outro com participantes que só ouviam música. No primeiro grupo, houve um aumento na capacidade de perceber mudanças audiovisuais no ambiente e os participantes também relataram menos estresse, depressão e ansiedade.

Benefícios da música e tocar instrumentos musicais

Está comprovado cientificamente que escutar a música que gostamos libera dopamina no nosso corpo, a substância associada ao prazer e bem estar.

Já aprender música, aciona inúmeras áreas do cérebro e aumenta as sinapses, ativando pontos de atenção, raciocínio e memória, mas quando você toca um instrumento é como se absorvesse ainda mais esses benefícios.

• O fato de estudar música (e todos seus elementos, como cifras ou partituras) exercita a memória e melhora o rendimento nos estudos e no trabalho.
• Por ativar diferentes áreas do cérebro, tocar um instrumento também age diretamente na coordenação motora.
• O cérebro precisa transformar o que lê nas partituras em movimento dos dedos e/ou movimento de respiração, onde vai se apurando e se refinando.
• Essa é uma característica positiva que reflete nas áreas da vida, no trabalho e saber trabalhar em equipe é uma skill desejada pelas empresas.
• Em algum momento tocaremos em grupo, numa banda ou orquestra. Isso permite o aprendizado necessário para que se consiga a sincronia perfeita.

A capacidade de manter o foco e a concentração é um benefício de estudar música que ajuda na realização de tarefas no dia a dia, no estudo ou no trabalho.
• Para tocar um instrumento, é fundamental manter o foco total na música e, com o tempo, esse exercício passa a fazer parte da rotina de quem estuda música.
• O exercício da música dá mais desenvoltura e deixa as pessoas menos tímidas.
• Melhora a capacidade de se expressar e de liberar sentimentos e emoções. O que colabora na autoaceitação, que é um passo importante para deixar de ser tímido.
• A música ativa neurotransmissores e faz com que o corpo libere hormônios relacionados ao bem-estar, como a serotonina e a dopamina, combatendo o estresse.
• Quando se toca um instrumento, o processo é mais intenso. Por isso a música é indicada como auxiliar no tratamento de transtornos de ansiedade e depressão.
• Estudo feito pelo Rotman Research Institute, do Canadá, comparou pessoas entre 18 e 90 anos que tocavam instrumentos, com pessoas que nunca tocaram instrumentos. Quem tem o hábito de tocar um instrumento possui maior capacidade de compensar perdas auditivas que surgem com a idade.
• Isso se explica pelo modo como a música desenvolve as funções cognitivas.

“Como é bom poder tocar um instrumento!”, diz Caetano Veloso na música Tigresa.