Laranjeiras: Escola Dr. Leocádio José Correia apresentará iniciativa tecnológica de inclusão no Conedu

O projeto tem como objetivo compreender a importância do uso da tecnologia como meio de inclusão, formação profissional e crítico-reflexiva dos estudantes

A Escola Municipal Dr. Leocádio José Correia, de Laranjeiras, está participando do Congresso Nacional de Educação 2023 (CONEDU), que terá como tema “Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade: Educação para a Sociedade”. Com base em sua proposta política pedagógica, a escola irá apresentar um projeto que utiliza a tecnologia assistiva como ferramenta de aprendizagem para alunos matriculados na modalidade de educação especial, classe especial do ensino fundamental I.

Objetivo

O projeto tem como objetivo compreender a importância do uso da tecnologia digital como meio de inclusão de alunos com deficiência, contribuir para a formação profissional e crítico-reflexiva dos estudantes e oportunizar o acesso digital aos alunos com necessidades especiais.

A tecnologia assistiva é definida como qualquer equipamento ou sistema que ajude alguém a superar ou ultrapassar alguma barreira específica decorrente de sua deficiência. Tal tecnologia obviamente não tem o poder de cura, mas pode auxiliar uma pessoa com necessidades especiais a potencializar suas forças e demonstrar suas habilidades.

Um exemplo disso é um aluno que tenha dificuldade de ler, porém tenha uma boa audição, podendo se beneficiar de livros em áudio. Além disso, a tecnologia assistiva pode desenvolver na criança a autoconfiança e o senso de independência, fatores muito importantes para pais, professores e alunos.

GraphoGame

O projeto utiliza o aplicativo GraphoGame, uma ação do Ministério da Educação, no âmbito da Política Nacional de Alfabetização e do programa Tempo de Aprender, com a colaboração de cientistas brasileiros, para apoiar os professores em atividades de ensino remoto e as famílias no acompanhamento das crianças no processo de aquisição de habilidades de literacia.

O GraphoGame ajuda os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprender a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções em português brasileiro. O jogo é especialmente eficaz para crianças que estão aprendendo as relações entre letras e sons. Tudo isso sem anúncios e totalmente off-line. O aplicativo apresenta uma dinâmica de jogo baseada em evidências científicas, a fim de desenvolver, por exemplo, a ortografia e as habilidades de leitura.

Parceria

Por meio de uma parceria com a Laranjeiras Tecnológica, os alunos da Classe Especial da Escola Municipal Dr. Leocádio José Correia do turno da manhã estão recebendo capacitações e aulas nos horários específicos da instituição para a utilização do uso adequado da tecnologia digital na aprendizagem, com o auxílio das plataformas e aplicativos de leitura, escrita e matemático.

Atualmente, o uso da tecnologia na educação especial contribui para que muitas pessoas portadoras de necessidades especiais ganhem independência em muitas áreas. Há inúmeros recursos tecnológicos disponíveis e que atendem às diferentes necessidades.

Com essa iniciativa, a Escola Municipal Dr. Leocádio José Correia mostra-se comprometida com a inclusão e o desenvolvimento de seus alunos com necessidades especiais, utilizando a tecnologia como uma ferramenta valiosa para a aprendizagem e o aprimoramento das habilidades desses estudantes.