Saúde

Unidade Jardim Iguaçu estará aberta hoje para prevenção do câncer de colo de útero

Além dos exames preventivos, os enfermeiros estarão verificando as carteiras de vacinação
Unidade de Saúde Jardim Iguaçu, Rua Gralha Azul, 217, Vila Industrial

Hoje, dia 28, a Prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, abrirá a Unidade de saúde do Jardim Iguaçu, na Vila Palmeiras, para oferecer atendimento às mulheres. Na oportunidade, será feito a coleta do exame preventivo de câncer do colo do útero e orientações sobre prevenção a doenças.

Na oportunidade também será feito a atualização da caderneta de vacinação, como relata a Enfermeira responsável pela coleta, Adriana Luquisinski. “Estaremos novamente abrindo a nossa unidade para coleta de preventivo e reforçando a importância da coleta principalmente em idade fértil”, explica.

Ela ainda comenta, que o câncer de colo de útero é um dos principais canceres que acometem a população feminina.

“O exame é feito em mulheres com idade fértil, pedimos que a mulher não esteja menstruada, que não tenha tido relação sexual, pelo menos 48h antes do exame, e que não esteja utilizando nenhum medicamento intravaginal”, completa.

Os exames serão realizados das 8h às 17h, a enfermeira pede que a população leve seus documentos pessoais, cartão do SUS e a carteira de vacinação, para que possa ser averiguada a situação vacinal.

Importância para as mulheres

“Temos uma procura muito boa para a coleta de exames, e esses exames são realizados de maneira a prevenir o câncer. Uma lesão, dentro de 6 meses, pode se tornar cancerígena por isso a importância de realizar o exame periodicamente”, finaliza.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, Inca, o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). A transmissão da infecção ocorre por via sexual, presumidamente por meio de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital. Consequentemente, o uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.

Vale ressaltar que os exames acontecem no Jardim Iguaçu, mas são destinados a população de todas as regiões da cidade.