Política

“Vamos fortalecer ainda mais a parceria com a Cantu”

O governado eleito Ratinho Junior concedeu entrevista exclusiva ao Correio do Povo e falou como pretende atuar para alavancar a região, entre outros assuntos
["Ratinho ser\u00e1 o segundo governador mais jovem do estado, eleito em outubro deste ano com 59,99% dos votos em 1\u00ba turno"] (Foto: Rodrigo Félix Leal/Assessoria)

Na política desde 2001, Ratinho Junior foi eleito o segundo governador mais jovem da história do Paraná, no último dia 7 de outubro, com 59,99% dos votos, no primeiro turno

Na Cantuquiriguaçu ele foi o mais votado em 19 dos 20 municípios que compõem a microrregião, tendo recebido 64,6 mil votos.

Recentemente, em entrevista exclusiva ao Correio do Povo, o novo governador destacou a atuação na região quando atuava como deputado federal e também como secretério de Desenvolvimento Urbano. Além disso, ele enalteceu a forte parceria com o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva.

Confira os principais tópicos da entrevista:

Jornal Correio: Quais serão as primeiras ações quando tomar posse?

Ratinho: A ideia é enxugar a máquina pública, diminuir o número de secretarias e acabar com as mordomias que existem no poder público, para que passe a sobrar dinheiro para aquilo que é essencial para melhorar a vida das pessoas. A ideia é se organizar e fazer projetos de infraestrutura para podermos fazer com que o Paraná melhore sua logística, para que a agricultura fique mais forte, fazendo parcerias com as cooperativas, em especial as micro e pequenas cooperativas, para que possam crescer, desenvolver, gerar mais empregos e desenvolver o nosso interior.

 

Jornal Correio: Os dois senadores eleitos, professor Oriovisto e Flavio Arns, veem mostrando uma boa parceria com Alvaro Dias. Como isso vem a beneficiar o estado?

Ratinho: Essa parceria será muito importante, pois precisamos de força política em Brasília, para brigar pelos investimentos do governo federal que são distribuídos aos estados. Se você não tem força política, esses investimentos são mandados para outros estados. Utilizaremos essa união com os senadores e deputados federais, para que possamos trazer bastante dinheiro para investir em nosso estado através do governo federal. Para se ter ideia, o Rio Grande do Sul recebeu, nos últimos quatro anos, quatro vezes mais recursos do governo federal em relação ao Paraná. Porque lá se unem para brigar politicamente pelo estado e aqui não. Agora vamos mudar isso.

 

Jornal Correio: Como deputado o senhor sempre foi muito atuante em Laranjeiras do Sul, em parceria com o prefeito Berto Silva, e também nos demais municípios da região. De que forma pretende ampliar essa parceria com a Cantu?

Ratinho: Vamos fortalecer ainda mais essa parceria. O prefeito Berto Silva é uma liderança regional, tem uma importância para toda a Cantu, é influente nas cidades menores. Essa região necessita de maiores investimentos para que possa crescer. Existem regiões muito carentes, onde nós realizaremos um trabalho para levar o máximo de indústria e empregos.

 

Jornal Correio: Nossa região possui um dos piores IHDs do estado. Como mudar esse quadro?

Ratinho: Incentivando e fortalecendo a agricultura familiar. Na Cantu a economia é gerada através da agricultura, em especial através das pequenas propriedades. Queremos levar a industrialização e empresas que possam gerar empregos.

 

Jornal Correio: Deixe uma mensagem para a população da região da Cantu.

Ratinho: Quero agradecer a população de Laranjeiras do Sul, de Guaraniaçu, de Quedas do Iguaçu e de toda a região. É um prazer ter a amizade, o carinho e o respeito de vocês. Meu compromisso em especial é trabalhar para as regiões mais necessitadas. Contem comigo.