Política

Vereador Júnior Gurtat e acadêmicos trabalham por melhorias na acessibilidade

Experiência apresentada ao vereador Júnior Gurtat, autor de diversas leis para garantia dos direitos da pessoa com deficiência (Foto: Assessoria)

Apesar de representarem mais de um quinto da população brasileira, pessoas com deficiência ainda têm muitos direitos negligenciados. No sentido de monitorar as condições de acessibilidade em Laranjeiras do Sul, alunos do 1° semestre de Direito da UNIVEL de Cascavel realizaram um levantamento sobre as condições no município, especialmente das calçadas. A experiência foi apresentada ao vereador Júnior Gurtat, autor de diversas leis para garantia dos direitos da pessoa com deficiência em Laranjeiras, que se comprometeu a representar junto aos órgãos competentes por melhorias necessárias.

Conforme o grupo, a falta de rampas e pisos táteis são as principais dificuldades de deslocamento. Os estudantes também relatam a possibilidade de acidentes devido às calçadas desniveladas. O problema foi notificado pelos alunos Bianca Miotto, Marcela Gurtat Teixeira, Evelin Daniel, Lorena Braga e Luiz Felipe Lang, que posteriormente cobraram providências e a aplicação do disposto no Art. 62 da Lei 055/2014, acerca do Plano Diretor Municipal.

Para apresentar as condições à administração, o vereador Júnior Gurtat protocolou uma indicação ao Poder Executivo. O documento solicita maior fiscalização por parte do poder público e a exigência da construção de obras no comércio e residências. "O tema acessibilidade surge com frequência no Plenário da Câmara, dada a sua grandiosa importância. Essas deliberações resultaram em melhorias na mobilidade urbana, com diversas obras na cidade, mas estamos longe do ideal, por isso continuaremos a cobrança", destacou Gurtat, parabenizando a iniciativa acadêmica.