Entretenimento

Viva estreia reprise de Estrela-Guia, sucesso de 2001

Novela de Ana Maria Moretzsohn será reapresentada pela primeira vez a partir de segunda-feira (8). Sandy protagoniza a trama
["Guilherme Fontes e Sandy protagonizaram o folhetim escrito por Ana Maria Moretzsohn"] (Foto: TV Globo Ltda)

A volta da dupla Sandy e Júnior – febre durante a primeira metade da década de 2000 – tem movimentado a mídia nas últimas semanas. A primeira reapresentação dos irmãos aconteceu no sábado (30), no Caldeirão do Huck, da Globo. Os filhos de Xororó cantaram clássicos como “A Lenda” e “As Quatro Estações”.

Fato é que o retorno dos artistas tem conquistado uma grande repercussão, inclusive, não apenas no público saudosista, mas também das gerações que não acompanharam a trajetória deles no início do século.

O Viva – canal fechado da Globo, que reprisa novelas, séries e humorísticos da emissora carioca – já exibe em sua grade o seriado Sandy & Júnior, produzido entre 1999 e 2003. Na segunda-feira (8), entra na grade da emissora a novela Estrela-Guia, exibida originalmente no horário das 18 horas, entre março e junho de 2001. O horário de exibição será às 11h45.

Sobre Estrela-Guia

De autoria de Ana Maria Moretzohn, a trama teve um número reduzido de capítulos: 83. Isso se deve à agenda de shows da dupla. Entre o público, a novelinha conquistou boa repercussão. Substituindo o fenômeno ‘O Cravo e a Rosa’, de Walcyr Carrasco – que também está em cartaz no Viva, Estrela-Guia conquistou 30,9 pontos de média na Grande São Paulo, superando nos décimos a antecessora.

Essa será a primeira reprise do folhetim. Em 2004, a Globo escalou a novela para o lugar de ‘Anjo Mau’ (1997), no ‘Vale a Pena Ver de Novo’. A emissora inclusive anunciou em seu site a estreia, mas a não renovação do contrato de Sandy e Júnior culminou no cancelamento da reapresentação, visto que a trama tem Sandy como protagonista. Na Globo, esse critério é levado muito a sério: se o protagonista não estiver mais no canal, a novela não ganha reprise. Na época, a solução foi colocar Corpo Dourado (1998), de Antônio Calmon, no ar.

No elenco de Estrela-Guia, além de Sandy, interpretando Cristal, também estão: Júnior, Guilherme Fontes, Rodrigo Santoro, Carolina Ferraz, Lília Cabral, Nelson Xavier, Maitê Proença, Lucinha Lins, Sérgio Mamberti, Rosamaria Murtinho, entre outros.

Novo horário de reprises

Estrela-Guia marca a abertura de um quarto horário de novelas no Viva, às 11h45 – o canal ainda não esclareceu se ele é eventual por causa da trama teen, ou se seguirá depois de junho. Atualmente, estão em reprise: O Cravo e a Rosa (2000), Terra Nostra (1999) e Porto dos Milagres (2001).