Responsivo

Elas vão dominar o mundo

Quem nunca ouviu a frase Vamos dominar o mundo. Quem era criança nos anos 90 e assistia o desenho ‘Pink e o cérebro’, certamente ouvia todo dia.

O desenho, resumidamente, trazia sempre a emblemática de dois ratos que em cada episódio elaboraram planos para dominar o mundo.

Mas saindo do desenho e entrando no mundo real, todo dia lutamos para conquistar o mundo. E se tem algo que tem dado muito certo é a participação das mulheres nas tomadas de decisões.

Em 2016, a cooperativa Coprossel, de Laranjeiras do Sul, iniciou um forte movimento. Naquele ano, aconteceu o primeiro Encontro das Mulheres Cooperativistas, que reuniu 180 mulheres.

Ano após ano os encontros foram se consolidando e o público acreditando cada vez mais na causa. Neste ano, foram mais de 500 mulheres de várias cidades da região que participaram.

Agora vemos a Sicredi Grandes Lagos também iniciando esse movimento. Ontem, foi realizada a primeira reunião com 165 participantes. Foi apenas o primeiro de muitos que virão.

São ramos de atuação diferentes, já que a Coprossel é agro e a Sicredi é de crédito, mas o objetivo é o mesmo: fortalecer a participação feminina nas decisões não só das cooperativas, mas também na vida pessoal, na sua propriedade, na sua casa.

Afinal, elas já são 51,7% do total populacional. Já conquistaram muitas coisas ao longo dos séculos. Mas ainda conquistarão muito mais.

Deixe um comentário