Investindo no futuro

Parceria com o sistema Positivo de Ensino, informatização, climatização das salas de aula e qualificação dos professores, são algumas iniciativas que merecem destaque

Uma criança, nos primeiros anos de sua vida, tem no ambiente familiar uma fonte única de aprendizado e desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sensoriais. Ao caminhar e movimentar-se, comer, relacionar-se e até mesmo dormir, ela está a cada dia criando seu próprio repertório dentro daquela que é sua primeira noção de mundo.

Para um bom desenvolvimento nesta fase, a criança precisa estar em um ambiente acolhedor, harmonioso e rico em experiências desde o período pré-natal. Isso é possível por meio dos cuidados com a mãe e seu ambiente, e deve continuar a ser promovido de forma intensiva após o nascimento.

Ao entrar na escola, parte do seu intelecto começa a avançar: ela aprende a se posicionar diante dos vários ambientes e grupos onde convive (escola, família, sociedade), a desenvolver um raciocínio crítico e lógico, além de perceber melhor o ambiente cultural e religioso onde se situa.

Ao conviver com várias outras da faixa de idade dela, a criança pode trocar conhecimento com suas coleguinhas, vivendo experiências enriquecedoras, enfrentando novos desafios e trocando informações com pessoas diferentes.

Estudos já atestam que creches qualificadas auxiliam e fazem grande diferença no desenvolvimento intelectual de crianças, já que trazem aspectos muito positivos para a vida da criança no presente e no futuro.

Inseridas nesse contexto estão as ações da administração municipal de Laranjeiras do Sul, que vêm investindo pesado na educação.

Parceria com o sistema Positivo de Ensino, informatização, climatização das salas de aula e qualificação dos professores, são algumas iniciativas da atual administração que merecem destaque.

Como exemplo de empenho pelo ensino público no município, o prefeito Berto Silva, autorizou ontem (9) a construção da Super Creche 3, que será edificada no bairro São Francisco, Loteamento Bom Pastor entre as ruas XV de Novembro e Castro Alves, onde será aplicado R$ 1,6 milhão.

Uma creche ou pré-escola é o ambiente mais propício para que se aprendam habilidades sociais. Por isso, é de suma importância a criação de um espaço seguro e favorável para que as crianças desenvolvam relacionamentos saudáveis, criando suas próprias experiências.

Deixe um comentário