Pato Branco

O governador Ratinho Junior transfere hoje a sede do Governo do Estado para Pato Branco, no Sudoeste do Paraná. A interiorização é mais um sinal de prestígio do chefe da Casa Civil, Guto Silva. O governador, o vice-governador Darci Piana, secretários estaduais e diretores de empresas e autarquias despacharão do local até amanhã (quarta-feira, 13). A transferência ocorre durante a IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inventum.

Constituinte

O deputado Ricardo Barros (PP) defende que somente uma Assembleia Constituinte poderia alterar a presunção da inocência. Segundo ele, é uma cláusula pétrea da Constituição e não pode ser modificada por lei ou por emenda constitucional. A Constituinte é o caminho para incluir a prisão em segunda instância na legislação com segurança jurídica.

Só esse caminho

Se queremos mudar o trânsito em julgado, temos que resolver da maneira correta. Só uma assembleia pode decidir sobre a prisão em segunda instância e por isso vou propor uma emenda à Constituição estabelecendo um plebiscito, para que a população autorize uma nova Assembleia Nacional Constituinte. A Assembleia Constituinte decidirá o assunto da prisão em segunda instância com a segurança jurídica necessária, diz Barros.

Candidato

O empresário Phelipe Mansur decidiu disputar a prefeitura de Foz do Iguaçu nas eleições municipais de outubro de 2020. Mansur está filiado ao PSDB, mas deve buscar outro partido, o que só deve ocorrer depois da movimentação política do atual prefeito Chico Brasileiro (PSD).

MDB Mulher

A  vereadora Noemia Rocha foi eleita presidente do MDB Mulher do Paraná. Sua missão: organizar as mulheres medebistas, candidatas a prefeita e a vereadora, nas eleições de 2020. Na chapa proporcional (a vereador), 30% dos candidatos tem ser mulheres que receberam ainda 30% da verba do fundo partidário para campanha. É o que diz a lei eleitoral.

Só vou olhar

O governador Ratinho Junior não deve participar, ou apoiar qualquer candidato, nas eleições municipais de 2020, principalmente nas grandes cidades. Ratinho Junior deve esperar das eleições e depois definir o quadro político para 2020 – quando serão eleitos os deputados estaduais e federais, um senador por Estado, governadores e presidente da República.

Segunda instância

Os deputados Felipe Francischini (PSL), presidente da CCJ, e Pedro Lupion (DEM), vice-líder do Governo, articulam para colocar em votação a PEC 470 que trata da prisão em segunda instância.  Os brasileiros de bem querem e esperam isso, diz Lupion. Francischini deve colocar a OEC em votação nesta terça-feira, 12, na CCJ da Câmara dos Deputados.  

Três em Foz

Os presidentes David Alcolumbre (DEM-AP), do Senado; Dias Toffoli (STF) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), da Câmara dos Deputados, abriram ontem, em Foz do Iguaçu, da abertura do 1º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas.

Sem crise

O Judiciário e a Justiça são feitos para a pacificação social. Se alguém quer se valer da Justiça para uma luta social, não vai conseguir. A Justiça não tolerará uma crise institucional e saberá agir a tempo e a hora, afirma Toffoli.

Vazou pesquisa

A menos de um ano, mais uma pesquisa mostra um quadro indefinido na disputa de segundo turno com o atual prefeito Rafael Greca (DEM) em Curitiba. No levantamento, Greca aparece na frente com 22,5% das intenções de voto, seguido por Ney Leprevost (PSD), com 14,8%; Gustavo Fruet (PDT), com 13,8%; e Delegado Francischini (PSL), com 11,1% A margem de erro de 3% sinaliza um segundo turno entre Greca – líder isolado com mais de 10 pontos de vantagem – contra Ney, Fruet ou Francischini.

Mais pontuados

As pesquisas, sem registro eleitoral, podem ser feitas até o final deste ano. Na de Curitiba, pontuaram ainda Luciano Ducci (PSB), com 6%; Christiane Yared (PL), 5,7%; Tadeu Veneri (PT), 2,9%; Luizão Goulart (Republicanos), 2,5%; João Arruda (MDB), 2,4%; Maria Victória (PP), 2,1%; Eduardo Pimentel (PSDB), 1,7%; Zé Boni (PTC), 0,3%. Não sabe, não responderam e nenhum somaram 14,1%.

Inteligência integrada

A equipe de Sergio Moro acaba de colocar para rodar uma plataforma que deve reunir em um só sistema os dados de inteligência das polícias de países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) sobre criminosos presos. O objetivo é reforçar o combate ao crime organizado transnacional e dar agilidade ao intercâmbio de informações.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Deixe um comentário