Perto de Deus - Padre Wieslaw
Pureza interior e exterior

Jesus Cristo usava em seus ensinamentos a linguajem e os termos populares. Ele quis que o povo com facilidade entendesse os seus ensinamentos. Mas os ensinamentos de Jesus eram uma novidade para o povo. E o povo tinha dificuldades para entende-los.  

Uma vez Jesus ensinando a multidão disse:  “Escutai-me, vós todos, e compreendei!  Nada que, de fora, entra na pessoa pode torná-la impura. O que sai da pessoa é que a torna impura.  Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.'  Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe faziam perguntas sobre essa parábola.  Ele lhes disse: “Também vós não entendeis? Não compreendeis que nada que de fora entra na pessoa a torna impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a fossa?” Assim, ele declarava puro todo alimento.  E acrescentou: “O que sai da pessoa é que a torna impura.  Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez.  Todas essas coisas saem de dentro, e são elas que tornam alguém impuro.”  (Mc.7.14-23)

Jesus Cristo quer transformar a nossa alma em alma santa. Como fazer isto? Santificar a nossa vida pelos pensamentos puros, pelas palavras carinhosas e comportamentos respeitosos. Temos que tornar a nossa alma na morada de Deus, a morada perfumada pelas boas obras e pensamentos. Os fariseus, mestres em ensinamentos religiosos, não entendiam isso, pois eles se preocupavam com as aparências externas, por dentro eram ruins. Assim Jesus falou deles:  ”Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais o copo e o prato por fora, mas por dentro estais cheios de roubo e cobiça.Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, que também por fora ficará limpo.  Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de cadáveres e de toda podridão!  Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.” (Mt.23.25-28)

Será que os fariseus levaram a sério as palavras de Jesus Cristo e se converteram? Nada disso. Ao contrário, se mostraram orgulhosos, se acharam já perfeitos e não gostaram da proposta de Jesus Cristo  de fazer a correção de suas atitudes. E pior, decidiram assassina-lo. “Saindo daí, imediatamente os fariseus, com os herodianos, tomaram a decisão de eliminar Jesus.” (Mc.3.6)

Ó meu Bom Jesus! Me ajude com as suas graças para que eu tenha forte disciplina  e com a eficácia domine os meus pensamentos, para deixar pura a minha alma.  Amém.