Se você leu o título desta coluna, Arte e Cultura, e decidiu iniciar a leitura, sinto que já descobrimos algo em comum e possivelmente seguiremos juntos nas semanas que seguem. Prazer, meu nome é Afonso Nilson de Souza, sou dramaturgo, professor e crítico de teatro. Esta coluna é dedicada a pensar sobre como as obras de arte, em suas mais diferentes formas e linguagens, estão presentes em nossa vida, mas também como elas moldam o que somos e pensamos, como elas movimentam a cultura e a economia.
Este é um espaço para falar de livros, filmes, artistas e suas trajetórias, musicistas e suas composições, sobre arquitetura, sobre obras visuais e como o nosso olhar se transforma ao longo do tempo. Como é uma coluna autoral, opinativa e reflexiva, mesmo que nem sempre eu fale sobre lançamentos e novidades, mesmo quando o livro ou tema abordado se aproxime do que nos acostumamos a chamar de clássicos, a correlação com o dia a dia, com fatos e notícias recentes será a tônica. Por outro lado, a ideia é também falar sobre artistas e obras contemporâneas, muitas vezes ligadas às cidades de Laranjeiras do Sul e Guarapuava, onde resido e trabalho.
Além da coluna, você poderá conhecer mais e melhor alguns artistas da região da Catuquiriguaçu e do Paraná como um todo, com entrevistas e matérias sobre a produção artística local. Acompanhe as edições de sábado para ter acesso às colunas e materiais suplementares ligados à cultura e à circulação artística da região. Se quiser conhecer um pouco mais sobre meu trabalho, convido a conhecer meu site: www.afonsonilson.com. Lá você poderá saber um pouco mais sobre minha trajetória, livros que tenho publicado e sobre os textos teatrais, críticas e resenhas sobre literatura e dramaturgia que tenho escrito ao longo dos anos. Ao longo dos anos, tenho escrito para diversos veículos de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.
É primeira vez que tenho a oportunidade de falar sobre a região em que moro, e por isso sou extremamente grato aos jornais Correio do Povo do Paraná e Extra Guarapuava, que me cederam o espaço para falar sobre assuntos que amo e que julgo serem importantes para valorização das manifestações artísticas e culturais da nossa região. Boa leitura e boas-vindas.



