Não é o que você diz, é como o outro escuta

Caros leitores, com frequência deixamos de prestar atenção no impacto que temos sobre as outras pessoas. Geralmente ficamos apegados a nossa própria experiência- emoções e sentimentos e conclusões sob determinado tema e falamos a partir disso coisas que não pretendemos que sejam ofensivas. Depois de algum tempo, descobrimos que afastamos justamente aquelas pessoas com quem achávamos que poderíamos contar. E isso é especialmente verdadeiro quando nossos amigos e familiares passam por momentos difíceis. Podemos tentar dar apoio, mas acabamos fazendo eles se sentirem incompreendidos, negligenciados a até mesmo criticados, ainda que essa não seja a nossa intenção.

Porém na vida real o que importa não é o que dizemos – é o que o outro escuta. Você pode ter as melhores intenções ao conversar com alguém, pode querer sinceramente que a pessoa se sinta melhor, mas o importante mesmo é como o outro escuta, o que suas palavras significam para ela. Tomemos um exemplo:  pense em duas pessoas que você convive muito, seu melhor amigo, ou um familiar. Como esta pessoa percebe você? Quando passam por um momento difícil, eles se sentem à vontade para se abrir com você? Você tem empatia para com eles ou os julga? Eles acham que você ficará focado em si mesmo? Reserve alguns minutos do dia para refletir sobre estas respostas e sobre como isso pode afetar suas amizades e relações intimas.

Assim como os sentimentos são importantes para você, outras pessoas acham que seus próprios sentimentos são igualmente importantes e podem pensar algumas vezes que você não as compreende, que não se importa com elas ou ainda que nem as respeita. Todos somos um pouco egocêntricos- isto é apanhados em nossas próprias perspectivas.

Quando um amigo diz alguma coisa que não concordo, sou automaticamente compelida a responder querendo mostrar a ele o que eu penso sob determinado assunto, quero as vezes dizer que ele está errado, e até mesmo uso um pouco de sacarmo para completar. Mas aprendi que essa atitude só tornaram as coisas piores e que as vezes a situação pode fugir do meu controle de modo que eu me arrependa posteriormente.

Assim como seus sentimentos são importantes para mim, os sentimentos dos meus familiares e amigos são importantes para eles. E, portanto, caros leitores seus sentimentos são importantes para mim.