Você já ouviu falar sobre doenças psicossomáticas?

As doenças psicossomáticas são aquelas que, involuntariamente e inconscientemente, são provocadas por causas psíquicas

Caros leitores, é fato que muitos problemas de saúde são um alerta de que nosso equilíbrio emocional está em desequilíbrio. Como estamos falando do subconsciente e do consciente, achei válido abordar as doenças psicossomáticas. Embora muitas pessoas não saibam, a saúde emocional e física estão sempre interligadas. Portanto, quando nossa saúde mental está fragilizada, é muito provável que o corpo físico também desenvolva formas de demonstrar essa fragilidade. A relação entre pensamentos, emoções e o corpo físico indica que as doenças psicossomáticas são um sinal no corpo de que certas emoções necessitam de atenção especial.

De acordo com a psicologia, muitos problemas físicos são gerados, primeiramente, pelos nossos padrões de pensamento. Com exceção de doenças hereditárias, que têm uma base genética, alguns problemas físicos podem ser desencadeados devido à nossa mente.

As doenças psicossomáticas são aquelas que, involuntariamente e inconscientemente, são provocadas por causas psíquicas. A depressão, ansiedade, medo, tristeza, vontade de controlar tudo e todos ao redor, autocrítica e outros problemas relacionados à saúde emocional tendem a evoluir além da esfera psíquica e afetar o corpo físico. Um exemplo de doença psicossomática é a constipação no intestino, que muitas vezes está relacionada a pessoas extremamente controladoras, que precisam que tudo aconteça da sua maneira, e isso cria uma tensão no corpo que acaba afetando o intestino.

Outro exemplo comum são pessoas que frequentemente sofrem de problemas de garganta, faringite ou têm dificuldades com a voz. Isso pode estar relacionado a pessoas que têm dificuldade em se expressar, seja por medo ou vergonha, que engolem muitas palavras e têm dificuldade em se posicionar perante os outros por medo de rejeição ou aceitação.

Como profissional, acredito que é indispensável buscar a causa emocional, mais do que tratar apenas as manifestações físicas dos problemas. Por isso, é muito importante buscar tratamento com terapeutas que abordem a integração da mente e do corpo. Não podemos dissociar o corpo do pensamento. O subconsciente é reativo, quando o inconsciente está cheio de medo, preocupação e ansiedade, comportamentos relacionados a essas emoções surgem, como crises de pânico, pressentimentos negativos e desespero.

É importante lembrar que você tem o controle de seus pensamentos. O subconsciente é influenciado pelo consciente. Lembre-se do exemplo das sementes: você colherá o que plantar. Fico à sua espera na terapia.

@neziaspicologa

042-99802-5668