Você tem que passar por isso

_

Caros leitores, uma das características da ansiedade e da depressão é a evitação e fuga. Evitamos pessoas, lugares e coisas que nos deixam desconfortáveis. Algumas vezes isso funciona, porque assim evitamos interagir com pessoas abusivas ou hostis. Porém na maioria das vezes essa fuga vira uma bola de neve difícil de administrar.

Nem sempre podemos fugir ou evitar as situações que nos deixam desconfortáveis, por exemplo , na escola ou no trabalho não podemos evitar com facilidade as pessoas que nos causam grande desconforto emocional. Você até pode bloquear conteúdos nas mídias que sejam desagradáveis para você, porém como escapar do seu chefe? E o que fazer diante do imprevisível? Quando você está em um restaurante por exemplo e começa a tocar uma música que te faz lembrar uma situação traumática?

Todas estas situações tem uma coisa em comum, o medo, evitamos as situações e pessoas, porém mantemos o medo daquilo que nos incomoda. Como usamos a evitação para obter “segurança” nunca nos sentimos realmente seguros em certas situações, nunca aprendemos que apenas temos de tolerar emoções e situações difíceis e que:podemos ,ainda assim sobreviver . Quando ficamos na defensiva o nosso mundo vai ficando cada vez menor. Pense na evitação, é como andar de bicicletas com rodinhas auxiliares a vida toda. Você jamais vai aprender que não precisa delas até ser privado de seu uso.

Finalizo completando o título, você tem que passar por certas situações para que elas passem por você e vão embora, enfrentando as lembranças doloridas, os sentimentos desagradáveis e as pessoas difíceis, que você se fortalece emocionalmente, e adquire capacidades próprias de enfrentamento. A mãe natureza é muito sabia e nos mostra que não podemos viver em um casulo. A vida vai continuar vindo até você e nem sempre será possível escapar. Pense nisso.

É claro que isso não precisa acontecer sozinho, se precisar de ajuda, te espero na terapia.

Até a próxima semana