Coluna ADI-PR

Sem cortes
O senador Alvaro Dias (Pode-PR) criticou o corte de 30% das verbas das universidades pelo Ministério da Educação. Eu próprio advogo um limitador emergencial de despesas da ordem de 10% em todas as áreas da administração pública. Agora, retirar recurso da universidade porque houve algum ato de balbúrdia é punir aqueles que são comportados, disciplinados. Este critério é inadequado para uma área tão importante”, disse. Os senadores Oriovisto Guimarães (Pode-PR) e Flavio Arns (Rede-PR) também condenaram os cortes.

Tucanos no Paraná
Assim ficou a direção do PSDB no Paraná. O deputado Paulo Litro, presidente; o deputado Ademar Traiano, vice-presidente; Marcelo Rangel, prefeito de Ponta Grossa, secretário-geral; e Beti Pavin, prefeita de Colombo, secretária do PSDB Mulher.

Presenças
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM) e o deputado Fernando Francischini (PSL) marcaram presença na convenção estadual do PSDB. Greca é candidato à reeleição e Francischini também deve disputar o Palácio 29 de Março.

Alerta da Faep
Produtores rurais alvos de tentativa de golpes de estelionatários receberam a seguinte recomendação da Faep. Os produtores devem procurar seus contadores para se informar se têm algum título a ser protestado. Os sindicatos rurais e a Faep estão à disposição em caso de dúvida. Vale dizer que cartório não entra em contato por telefone, muito menos para tratar da possibilidade do eventual devedor resolver seu débito. A função do cartório é protestar os títulos, não intermediar cobrança, alerta o gerente Jurídico, Klauss Dias Kuhnen.

Republicanos
O PRB do candidato a prefeito de Curitiba, deputado Luizão Goulart, também articula a mudança de nome: vai se chamar Republicanos.

Dissoluções
Numa só tacada, o Cidadania, antigo PPS, dissolveu 83 diretórios municipais no Paraná. Segundo a direção, comandado pelo deputado Rubens Bueno, esses diretórios não cumpriram as normas que prezam pela fidelidade partidária. Aconteceu muito com o PPS nas eleições de 2016.

Aumento dos servidores
O prefeito de Castro, Moacyr Fadel (MDB), aumentou em 8% o salário do funcionalismo e em 8,8%, dos professores. Quando iniciamos o governo, os gastos com pessoal eram de 56,88%, acima do recomendado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Hoje, conseguimos baixar esse índice e ainda conceder aumento aos funcionários e um pouco mais para os professores, disse. O valor da folha será de R$ 9,37 milhões em maio para 2,4 mil funcionários.

Medicamentos
O deputado Michele Caputo (PSDB) alertou sobre a importância do uso racional de medicamentos. O uso descontrolado, sem prescrição médica, é considerado hoje uma das principais causas de intoxicações. Estudo do Conselho Federal de Farmácia aponta que 77% dos brasileiros utilizaram medicamentos sem prescrição nos últimos seis meses. A população tem que ter a consciência de que se automedicar é muito perigoso. Além de não fazer o efeito desejado, pode causar resistência, mascarar sintomas e levar até a morte, aponta.

Sem aumento
O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) apresentou projeto de lei que proíbe o aumento na tarifa dos pedágios até que o cronograma de obras  seja cumprido. “A manutenção das rodovias e a realização de obras como duplicações são fundamentais para a segurança dos paranaenses, mas não podemos mais permitir que sejam usadas como argumento em prol da arrecadação das concessionárias, afirmou.

Dinheiro de volta
O juiz Marcelo Ferreira, da 12ª Vara Cível de Curitiba, autorizou os associados da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas a receber de volta os valores depositados em juízo para o Ecad. “Enfim, a Justiça do Paraná liberou o alvará para pagamento dos associados que depositaram em juízo. Agora todos terão seu dinheiro de volta na luta contra o Ecad e a sua ganância e arrogância da cobrança indevida e desproporcional”, disse o presidente da associação, Fábio Aguayo.

Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Deixe um comentário