Combate a Covid

O presidente Jair Bolsonaro prorrogou o prazo de redução das alíquotas de tributos sobre medicamentos e produtos usados no combate

O presidente Jair Bolsonaro prorrogou o prazo de redução das alíquotas de tributos sobre medicamentos e produtos usados no combate à covid-19. Um decreto mantém a redução do IP, PIS/Pasep e a Cofins. Entre os produtos beneficiados estão as máscaras de uso hospitalar, o álcool de limpeza, os desinfetantes, óculos e viseiras de segurança, escudos faciais, aparelhos de terapia respiratória, entre outros.

Segurança pública
Representantes da segurança pública da região de fronteira e do Ministério de Segurança Pública se reuniram em Foz do Iguaçu, para discutir estratégias para ações de combate ao narcotráfico na região. O representando a comitiva do governo federal, o tenente-coronel Vitor Hugo Tunala parabenizou o trabalho realizado no estado e ressaltou que “o Paraná é um dos exemplos de cooperação com o Ministério da Justiça. Trabalha a questão da participação social, de entender qual é o papel da sociedade no contexto da segurança pública”.

Liberados
A prefeitura de Londrina liberou o uso e a frequência dos parques e das áreas de uso comum nos condomínios e prédios da cidade.

Obras no campus
A UEL manteve ritmo praticamente normal de obras de grande porte que vão melhorar a infraestrutura para a produção e o desenvolvimento de tecnologia. Duas delas já estão concluídas, enquanto as outras devem ser entregues até meados do próximo ano, totalizando 11 mil metros quadrados de área e investimentos da ordem de quase R$ 12 milhões. A UEL reúne hoje 780 laboratórios e salas de aulas práticas>

Primeira infância
A deputada Leandre Dal Ponte (PV) participa do Webinar sobre Primeira Infância e a Indústria do Futuro. Organizado pela Fiesp, o webinar propõe uma discussão sobre os impactos do desenvolvimento biopsicossocial das crianças de 0 a 6 anos e seus desdobramentos na construção de futuras gerações de técnicos e profissionais aptos a participar ativamente do mercado de trabalho.

Modelo reprovado
O secretário Sandro Alex (Infraestrutura) informou que não há nenhuma definição quanto ao modelo que será adotado para os novos contratos do pedágio e assegurou que o Paraná não irá aceitar a proposta apresentada no primeiro estudo da EPL. 

Reprovado II
A proposta apresentada pela Empresa Brasileira de Logística (EPL), de um modelo híbrido para os novos contratos do pedágio no Paraná, prevê um desconto máximo de 12% na tarifa estabelecida pelo edital e o desempate do leilão pelo maior valor de outorga apresentado.

Vaga garantida
O prazo de validade dos concursos públicos, na administração direta ou indireta, está suspenso no Paraná. O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), um dos autores da proposta, explica que a aprovação dessa proposta é para que “os candidatos que conquistaram a aprovação em um concurso público neste momento de incertezas quanto ao futuro não podem ter qualquer tipo de prejuízo neste sentindo”.

Condomínio do idoso
Ponta Grossa será a terceira cidade do Paraná atendida pelo Programa Viver Mais Paraná. O programa estadual em parceria com o municípios, com mais de 20 mil habitantes, está construindo o condomínios exclusivos para pessoas idosas. O primeiro condomínio do idoso foi entregue em Jaguariaíva, o segundo está em fase final de construção na cidade de Foz do Iguaçu. “O objetivo é garantir dignidade e qualidade de vida para as pessoas de mais idade”, afirmou o governador Ratinho Júnior. 

Preço reduzido
O presidente Jair Bolsonaro prorrogou o prazo de redução das alíquotas de tributos sobre medicamentos e produtos usados no combate à covid-19. Entre os produtos beneficiados estão as máscaras de uso hospitalar, o álcool de limpeza, os desinfetantes, óculos e viseiras de segurança, escudos faciais, aparelhos de terapia respiratória, entre outros.

Usina solar
A primeira usina solar da Copel, em construção no município de Bandeirantes, está recebendo a parte final das estruturas e módulos fotovoltaicos. A linha de distribuição que vai conectar os parques geradores à rede da Copel também já está em fase de implantação. A primeira fase deve entrar em operação ainda em 2020.

Duplicação
Rodovia PR-323, no Noroeste do Paraná, está mais próximo de receber obras de duplicação. A duplicação do trecho da rodovia vai de Doutor Camargo até aproximadamente um quilômetro antes da margem do Rio Ivaí. Serão mais 6,3 quilômetros duplicados na rodovia.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.