A dengue vem com tudo no calor

Nesta semana, a secretaria de Saúde do Paraná anunciou que um município do estado está com epidemia de dengue. Além

Nesta semana, a secretaria de Saúde do Paraná anunciou que um município do estado está com epidemia de dengue. Além disso, outros oito estão em situação de alerta.

Ainda conforme a publicação do boletim epidemiológico, as informações relacionadas ao controle vetorial comprovam que 77,5% dos criadouros estão nos imóveis comerciais e domiciliares, em recipientes que acumulam água parada, como vasos de plantas, garrafas, plásticos, sucatas, materiais de construção, fontes ornamentais, entre outros. Ou seja, os criadores estão em local onde há circulação diária de pessoas.

Nas nossas casas, onde o cuidado deve ser maior, já que certamente as primeiras vítimas serão os familiares, parece que não é bem como está acontecendo.

Combater o mosquito transmissor é algo simples e que deve ser feito diariamente. Mas as pessoas precisam entender que isso é um dever de todos e não apenas dos órgãos de saúde, como muitos pensam. Além disso, quando os agentes vão até as casas, existem muitos proprietários que não os deixam entrar.

Um belo exemplo a ser citado é Laranjeiras do Sul, que no dia 9 de cada mês realiza um mutirão em bairros diferentes da cidade. Podemos dizer, dessa forma, que a saúde faz a sua parte e agora quem precisa fazer a sua é a população. Ou seja, cada um de nós precisa dar uma olhada no seu jardim para ver se há algo que possa acumular água parada. E ainda, por que não dar uma olhadinha no jardim do vizinho, já que o mosquito não se limita a muros.