A relação entre escola e sociedade

_

A educação é o melhor meio para se constituir um cidadão, apto a viver em sociedade, que contribua para a construção de uma sociedade melhor. De variadas formas, a educação não apenas amplia nossa maneira de pensar e ver o mundo. Estar em sala de aula estimula a socialização e cooperação, preparando para o convívio em sociedade.

Tudo começa na infância. Quanto mais cedo uma criança tem contato com o ambiente escolar, ela pode vivenciar as experiências proporcionadas, por meio de atividades e troca de conversas.

Importante ressaltar que quanto mais uma escola pode oferecer, mais um aluno pode aprender. Não apenas com conteúdos do livro didático, mas com atividades fora da escola, em iniciativas que possibilitem a integração dos alunos com a sociedade onde vivem. Dessa forma, eles aprendem a partir da realidade na qual estão inseridos.

Se cada escola, em cada município recebesse o apoio necessário por parte do governo para promover ações extracurriculares, o próprio local forneceria meios e conteúdos para o desenvolvimento de atividades.

Já faz alguns meses que o programa A União Faz a Vida da Cooperativa Sicredi vem promovendo atividades nas escolas de Marquinho. Percebe-se que os alunos ganham com essas iniciativas, que buscam a inserção da criança em atividades exploratórias, fomentando o aprendizado pela prática e observação.

Seja em visitas às propriedades rurais para conhecer plantas medicinais ou em uma feira de produtores, os alunos veem de perto os frutos de uma atividade em ação e reconhecem o valor do local onde vivem. Além de proporcionar o conhecimento, também estimulam o interesse pela região.

Que a educação ganhe a devida atenção que merece, para que a escola seja não apenas um local do saber, mas um veículo de condução do saber. Professores e alunos merecem melhores condições de trabalho, ambientes agradáveis, material e recursos para a realização de atividades que envolvam a sociedade, já que é onde os alunos futuramente vão atuar.