Ciclovia: boa para saúde, economia e meio ambiente. Boa para todos!

No dia do ciclista (ontem), a prefeitura de Laranjeiras do Sul anunciou uma novidade para os praticantes da modalidade sob

No dia do ciclista (ontem), a prefeitura de Laranjeiras do Sul anunciou uma novidade para os praticantes da modalidade sob duas rodas: a tão esperada ciclovia finalmente será construída.

Mais do que contemplar um público de uma modalidade esportiva, a chegada de uma ciclovia tem fins de interesse coletivo. Em tempos de racionamento financeiro e de poluição, deixar o carro na garagem e optar por sair de bike é uma medida que faz bem ao bolso e ao meio ambiente. Não se gasta com combustível. Também não se emite gases poluentes na atmosfera.

Ainda mais além, o ciclismo é aliado à vida saudável. Os benefícios são vários: fortalece a musculatura, auxilia a saúde do coração, reduz o estresse, melhora a respiração, o equilíbrio, entre outros.

Por fim, os ciclistas laranjeirenses finalmente poderão transitar pela cidade – ou pelo menos em parte dela – com maior segurança. A estupidez e falta de prudência dos motoristas locais por vezes desrespeita tanto amantes do veículo sob duas rodas quanto pedestres – causando acidentes frequentes. Com a nova via de trânsito, o problema tende a ser minimizado.

A medida também pode servir de incentivo para outras cidades. É Laranjeiras do Sul entrando na era responsiva!