Como está o seu lado de voluntariado?

Já parou para pensar o quão simples é ajudar nestas ações? Realmente, só basta ter vontade

Muitas vezes imaginamos que fazer bem ao próximo demande muito dinheiro, o que não é verdade. É claro que o dinheiro é importante, mas não é primordial. Bem se não vai precisar de dinheiro, vai precisar dedicar muito tempo então?

Nenhuma coisa nem outra, uma ação de ajuda ao próximo necessita apenas de ação. Se tiver um projeto na mão e o planejamento da execução isso vai te custar poucas horas no mês. E para que essa ação aconteça basta ter a boa vontade de fazer algo pelo outro.

Um bom exemplo disso está nas campanhas do Rotary, citando aqui campanha de arrecadação de lacres de latas de alumínio para auxiliar na compra de cadeiras de rodas. Ou então o programa Brasil Sem Frestas promovido pela Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR). Nesse programa algumas horas nos sábados à tarde são dedicadas, na ação onde rotarianos e senhoras da ASR vão em uma casa de madeira previamente escolhida, com muitas frestas por falta de mata-junta e revestem com caixa tetra pack, deixando-a praticamente térmica.

Já parou para pensar o quão simples é ajudar nestas ações? Realmente, só basta ter vontade. recolher os lacres ou então as caixas e costura-las depende apenas de ação. Ao consumirmos produtos que tenham tais itens recicláveis, no caso o lacre das latinhas de cerveja ou refrigerantes, ou as caixinhas tetra pack, não custa nada separá-los, e quando tiver um tanto acumulado, levar a um ponto de coleta, seja com as senhoras de rotarianos ou nos mercados que tem os pontos de coletas dos lacres espalhados pela cidade.

Essa já é uma pequena ação de ajuda ao próximo, os lacres vão ajudar na compra de uma cadeira de rodas, as caixas na vedação de frestas em uma casa de madeira gelada. É muito gratificante participar dessas ações, não tem palavra para descrever o quanto isso faz bem para as pessoas.

A sensação de poder transformar para melhor a realidade de outro ser humano traz um alento, um calor tão confortante à alma, algo inexplicável. É possível afirmar que todos saem dela com o senso de dever cumprindo mesmo que seja pequena a ação, aquilo fez a diferença na vida de alguém.

Qualquer pessoa pode fazer algo pela sua comunidade, já pensou em ser um voluntário nas ações seja de um clube de serviços, Rotary, Lions ou da Loja Maçônica, você não precisa ser um sócia para ser voluntário. Imagine como é fácil fazer uma boa ação. Pense como somos privilegiados de poder ajudar o próximo, não precisa ser nada faraônico, muitas vezes as que tem mais impacto são as pequenas ações que fazem parte de nosso dia-a-dia.