Desenvolvimento territorial: o que você vai ser quando crescer?

Desenvolvimento territorial da Cantuquiriguaçu estará em debate nesta quarta-feira em Laranjeiras do Sul. Os pessimistas já estão pensando lá vem

Desenvolvimento territorial da Cantuquiriguaçu estará em debate nesta quarta-feira em Laranjeiras do Sul. Os pessimistas já estão pensando lá vem mais um encontro com horas e horas de debates que não levam a lugar nenhum. Posso assegurar para os pessimistas e mesmo para os otimistas que este encontro, tem tudo para ser o pontapé inicial que vai potencializar as ações transformadoras que até então vêm sendo desenvolvidas na Cantu.

Por que apostamos nesse evento? Pimeiro porque as entidades envolvidas recebem neste evento o reforço do poder público e a promessa de uma participação mais efetiva a partir de agora no processo de desenvolvimento do território. Vale lembrar, que o processo de desenvolvimento territorial da Cantu, transformou-se em objeto de estudo desenvolvido e acompanhado pela sociedade organizada sempre com a chancela do SEBRAE, Emater, SEAB, mas com um olhar mais distante das prefeituras que apesar de acompanharem não tinham um envolvimento efetivo no processo. Só nos últimos três anos que houve um apoio mais efetivo do poder público, mesmo assim através de ações pontuais da Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu.

O que precisamos entender é que para que um projeto denominado de Desenvolvimento Territorial aconteça, ele precisa da participação efetiva das administrações públicas, leia-se (prefeitos, secretários, vereadores). Basta olharmos para outros territórios que iniciaram o processe bem depois da Cantuquiriguaçu, mas que as entidades públicas e privadas trabalharam juntas e assim tiveram um salto no seu processo de desenvolvimento.

O país passa por uma crise política sem precedentes na sua história, para os pessimistas este não seria o momento para se planejar novos investimentos, já para os otimistas este é o melhor momento.

Tratar de desenvolvimento territorial, de parcerias que possam alavancar as ações que vem sendo desenvolvidas na Cantu é da mais alta relevância e precisa ser levada a sério. Este é o momento de ampliarmos os debates e colocarmos na mesa quais são as prioridades do território como um todo. Afinal o que você quer ser quando crescer?

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail