Deslizamentos de terra em Laranjeiras

Laranjeiras vem vivendo uma situação bem complicada com o excesso de chuvas das últimas semanas. São muitos os prejuízos na

Laranjeiras vem vivendo uma situação bem complicada com o excesso de chuvas das últimas semanas. São muitos os prejuízos na agricultura, feijão apodrecendo, soja brotando e se perdendo… apesar de ser muito lamentável e triste, ainda são perdas materiais. É claro que são sérias as consequências nas plantações, afinal, muitos produtores adquirem dívidas para poder plantar, sem falar que contam com o lucro nas lavouras para pagar financiamentos de maquinários. Então certamente para os agricultores essa situação é  catastrófica.

Mas existe um problema ainda maior que nossa cidade enfrenta, que são os deslizamentos de terra. Por enquanto são dois bairros que estão em alerta máximo, o Nossa Senhora Aparecida e o Santo Antônio de Pádua.

A gravidade maior dessa questão é que mesmo com o perigo e com o  alto risco, muitas famílias insistem em não sair das casas. Nesses casos não há o que ser feito, ninguém pode obrigá-los a sair.

É compreensível não querer deixar suas casas, suas coisas, aquilo que foi construído com tanto sacrifício, mas será que isso vale a vida. Compensa o risco?

A previsão para Laranjeiras é que as chuvas continuem até o dia 6 de fevereiro, o que é muito preocupante pois a cada dia o solo fica ainda mais enxarcado. Então definitivamente não é seguro ficar nessas áreas.

É difícil se colocar no lugar dessas famílias, afinal ninguém sabe da vida, dos problemas e do cotidiano dos outros, mas com certeza todo esforço deve ser feito para desocupar esses locais de risco. Se não acontecer nada, que ótimo, terá sido um desconforto temporário. Mas e se acontecer? Se um deslizamento atinge uma casa com uma família dentro, será uma tragédia gigantesca, pois é muito provável que vidas sejam perdidas. Se o imóvel estiver vazio será apenas uma perda material.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail