Dia do Cliente e o mundo cada vez mais competitivo

“Não deixá-lo (a) esperando e fazer pós-venda são boas dicas para agradar”

Comemorado nesta semana, o Dia do Cliente, foi marcado por diversos eventos em todo o país. A origem da data é recente e remete ao ano de 2003, começando no Rio Grande do Sul. Ela foi criada pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. Sua intenção foi gerar um dia diferenciado para homenagear os clientes e ajudar a desenvolver uma espécie de fidelidade entre os comerciantes e seus consumidores.

Em Laranjeiras, Acils, Sebrae e prefeitura municipal, uniram-se para propiciar uma palestra com um especialista em vendas, como forma de fortalecer as empresas locais, como conta em detalhes a matéria da página 03.

O acirramento da competitividade é um bom motivo para as organizações gastarem cada vez mais tempo e recursos com treinamentos em vendas e atendimento. Além de oferecer um preço atraente, hoje em dia, à apenas um clique de ser checado, é necessário resgatar o lado humano de cada interação. Seguem dez dicas para um bom atendimento ao cliente: 1) Valorize cada cliente; 2) Seja transparente; 3) Ofereça um ambiente confortável; 4) Adote um atendimento humanizado; 5) Esteja disponível e não o deixe esperando; 6) Seja organizado e registre tudo; 7) Antecipe o contato e faça atendimento pós-venda; 8) Tenha limites e não se sacrifique; 9) Desenvolva sua equipe em todas as áreas e 10) Invista em tecnologia.

Vale dizer que, ao contrário do que muitos imaginam, o atendimento no Brasil é até bem-feito, temos uma natureza amistosa, que bem treinada, favorece o contato direto e a resolução de demandas por parte do cliente. Países com grande fluxo turístico, por exemplo, tendem a atender muito mal, pois há uma fila esperando e perder um cliente não quer dizer muita coisa.

Em cidades de porte menor, vender está diretamente ligado ao atendimento. Pesquisas apontam que um cliente bem atendido costuma falar para três ou no máximo cinco pessoas. Já um cliente mal atendido repetirá a história para ao menos 15 conhecidos. O poder do boca a boca, como se vê, continua em alta. Por fim, cabe-nos parabenizar a Acils, na figura de seu atual presidente Ivaldir Peracchi, o Sebrae, comandado pelo Régis e a prefeitura de Laranjeiras do Sul, cujo prefeito Berto Silva é um grande estimulador do comércio e da excelência no atendimento. A todos, congratulações pela iniciativa e que venham outras!