Doe vidas

Estamos a 17 dias do inverno e o clima já está mostrando que a estação mais fria do ano se

Estamos a 17 dias do inverno e o clima já está mostrando que a estação mais fria do ano se aproxima. A partir de hoje as temperaturas começam a baixar na região e logo logo vem as geadas.

Com o frio, a tendência é que fiquemos mais em casa, embaixo do cobertor e comendo muito, que é o que a gente mais faz nessa época.

Além disso, essa é a estação que registra os maiores índices de infecções respiratória, além de ser a temporada de vestibulares e de férias escolares. Consequentemente a isso, é o período em que se costuma registrar grandes quedas nos estoques de bancos de sangue.

Por conta disso, começou no sábado a campanha ‘Junho Vermelho’. De acordo com uma pesquisa feita em 2017 pelo Eu Dou Sangue em parceria com o Instituto Datafolha, cerca de 92% dos brasileiros disseram não ter doado sangue entre junho de 2016 e junho de 2017. De acordo com o levantamento, além do recesso e do clima mais frio, feriados e dias chuvosos também impactam negativamente os hemocentros, que costumam registrar queda de 30% em seus estoques no período.

Cerca de 92% dos brasileiros não doaram sangue entre junho de 2016 e junho de 2017

Os dados também mostraram que 39% dos brasileiros admitem não saber qual é seu tipo de sangue. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%.

Com a intenção de que essa não seja a realidade desse ano, serão feitas ações especiais durante a semana do Dia Mundial do Doador de Sangue, que é comemorado no dia 14 de junho.

Por isso, fica aqui o pedido para as pessoas que puderem fazer um grande gesto de doar sangue que o faça, principalmente nesta época do ano. Somente aqueles que enfrentam uma dificuldade e precisam da doação para que familiares ou amigos possam sobreviver sabem da importância desse ato. É um pequeno gesto, individual e gratuito, mas que pode salvar muitas vidas.