Em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças no Brasil

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas com mais de 60 anos chegará a

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas com mais de 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050;  isso representará um quinto da população mundial.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior  população idosa do mundo, e, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.

Em 2019, o número de idosos no Brasil chegou a 32,9 milhões. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a tendência de envelhecimento da população vem se mantendo e o número de pessoas consideradas idosas no país já é superior ao de crianças com até nove anos de idade. Os 7,5 milhões de novos idosos que o Brasil de 2012 a 2019 representam um aumento de 29,5% neste grupo etário.

Frente a esses dados é imprescindível que o poder público invista cada vez mais em programas e projetos que aumentem a qualidade de via desta faixa etária. Laranjeiras do Sul dá exemplo disso retomando o projeto “Coração Feliz”, que visa promover e incentivar a atividade física na melhor idade.

Os benefícios dos exercícios físicos são inúmeros: prevenção da perda óssea, manutenção do tônus muscular, melhora do sistema cardio-respiratório, regulação da glicemia, colesterol e triglicerídeos, entre outros. As doenças que mais acometem os idosos são as ligadas ao sobrepeso e sedentarismo- como as cardíacas e o diabetes, além de algumas degenerativas. A atividade física estimula a memória e coordenação motora dos idosos e, quando aliada ao convívio social com demais colegas pode levar a uma melhora ou estabilização de certas doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson.

É necessário cuidar e zelar por quem já contribuiu tanto para a sociedade.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail