Escolas ficarão conectadas em 2020

Quase 25 mil escolas públicas do país poderão ter acesso à internet em 2020. Conforme o Ministério da Educação, isso

Quase 25 mil escolas públicas do país poderão ter acesso à internet em 2020. Conforme o Ministério da Educação, isso representa 56% das escolas públicas conectadas.

Ao anunciar a medida, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que provavelmente as escolas já tenham acesso à internet no primeiro semestre de 2020. A medida estima beneficiar 11,6 milhões de estudantes.

“O ensino hoje no mundo sem estar conectado à internet é um absurdo”, disse Weintraub.

Conforme uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil fechou 2016 com 116 milhões de pessoas conectadas à internet, o que representa 64,7% da população com mais de 10 anos.

O celular é o principal aparelho para acessar a internet no Brasil. Em 2016, o eletrônico era usado por 94,6% dos internautas, à frente de computadores (63,7%), tablets (16,4%) e televisões (11,3%). Segundo o IBGE, 77,1% dos brasileiros possuíam algum celular.

Muitos alunos que atualmente não tem acesso à internet na escola, fazem uso deste por meio do celular. No entanto, é sabido que dentro das salas de aula, o celular é, em muitos casos, proibido.

E quem proíbe não está errado, pois existem muitos que usam da forma correta, para pesquisar e aprofundar os conhecimentos relacionados ao assunto que está sendo estudado. Mas também muitos querem apenas ficar navegando nas redes sociais.

Por isso, é um grande avanço as escolas estarem conectadas à internet. Isso certamente mudará a história da educação.