Estamos a 20 dias das eleições: é hora de refletir

“O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é serem governados pelos que se interessam” Platão

Estamos a 20 dias para as eleições, você já parou para pensar no que será o Brasil do amanhã. Vem eleição vai eleição e o povo brasileiro se depara a cada 2 anos com a difícil tarefa de mudar os rumos de seu Município, Estado e Nação.

Fica cada vez mais difícil, na correria do dia-a-dia tirar um tempo para parar e fazer uma avaliação de realmente quem é o culpado pelas escolhas que fazemos. Há muito tempo que a classe política é vista com a vilã e responsável pelas mazelas do País.

Todo ano político é a mesmo coisa, horário político e lá vem uma enxurrada de acusações. Roubalheira, corrupção, atos de improbidade, pouco caso com as necessidades da população, foco somente em benefício próprio. Tudo isso é denunciado por quem? Por outro candidato, o programa A acusa o fulano, o programa B acusa o beltrano.

E no meio dessa saraivada de acusações está o cidadãos que, a cada pleito que passa, se sentem mais desmotivados para votar. No entanto, embora haja motivo de sobra para se desligar da política, não podemos, de jeito nenhum, nos desinteressar pelo assunto, visto que serão os eleitos que comandaram nossos destinos por mais quatro anos.

Por outro lado precisamos nos permitir a meia culpa, ou a total culpa, porque deixamos chegar, aonde grande parcela da população não sabe quais são as funções vereador, do deputado estadual, federal, senador. Se atendo apenas no prefeito, ou no caso dessas eleições do governador e do presidente da República.

Esquecendo ou melhor não sabendo que, em uma democracia, os legisladores, começando pela Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Congresso Nacional, tem um papel fundamental na hora de votar nos projetos que serão os norteadores de nossas vidas. Daí a necessidade de entendermos qual é o papel de cada um: Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.

No dia 2 de outubro, teremos a oportunidade novamente mudar os rumos do país para melhor, ou para pior, portando é preciso ter muita responsabilidade com o voto. Pesquise a vida pregressa dos candidatos, saiba quais são suas ideologias, seus projetos, se já fizeram algum por sua cidade, se moram em outra região pergunte para um parente ou amigo.

Você tem o poder nas mãos, e só você pode escolher em quem votar. Não desperdice a oportunidade de poder exercer sua cidadania. Lembre-se Platão um dos mais importantes filósofo da Grécia Antiga lá em 428 a.C. já dizia, “o maior castigo para aqueles que não se interessam por política é serem governados pelos que se interessam”.