Faça uma viagem com segurança

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o 4º país com mais mortes no trânsito na América

Apesar de o Carnaval não ser considerado feriado nacional, como relatamos na edição desta quarta-feira, a maioria do comércio fecha e não não há atendimento. Os escritórios, em sua maioria, feham hoje e voltam ao atendimento só na quarta-feira. A mesma situação acontece nos órgãos públicos. Dessa forma, é comum as pessoas viajarem para 'curtir' o feriadão.

Milhões de brasileiros pegam a estrada e partem para a praia, serra ou até mesmo a casa de algum parente no interior.

Como grande parte de quem estará de folga pensa da mesma forma, as estradas devem ficar movimentadas nesses dias. Segundo a PRF, o pico do movimento deve ser na tarde e início da noite de hoje (1º), e na manhã de sábado (2). O retorno deve ter um maior fluxo entre a tarde de terça (5) e a manhã de quarta-feira (6). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 4º país com mais mortes no trânsito na América.

Por isso, é importante estar atento a tudo, para que seja uma viagem tranquila e segura. Os cuidados devem começar antes mesmo de sair de casa.

Antes de qualquer coisa, é importante fazer uma revisão do carro. Água, óleo, freios, pneus. Enfim, 'dar uma geral' no veículo. Outro cuidado essencial antes de sair de casa é estar descansado e alimentado.

A partir disso, os cuidados são os mesmos que se devem ter sempre que se sai de casa com carro: colocar cinto, respeitar os limites de velocidade e sinalização, e acima de tudo, dirigir com segurança. Mantenha sempre a distância de segurança para evitar acidentes com freadas bruscas. Para ter tempo de reação, o ideal é ter 3 segundos para o carro da frente. Use também os avisos de luz e lembre-se que o uso de faróis é obrigatório na estrada. Por último, não jogue lixo pela janela. Além da falta de educação, a atitude ainda pode causar acidentes.
Seguindo essas dicas, a viagem será muito melhor. Bom feriado.